Como a gamificação pode aumentar a produtividade e fidelizar clientes

16/03/2018

O artigo científico publicado na Frontiers in Human Neuroscience, de estudiosos da Universidade Oberta de Catalunya, na Espanha, e do Massachussets General Hospital, nos EUA, mapearam 116 estudos sobre os efeitos dos jogos eletrônicos no cérebro. Uma das características mais beneficiadas, de acordo com as pesquisas, é a atenção.

"Apesar da heterogeneidade do campo de estudo, foi possível estabelecer uma série de ligações entre os aspectos neural e cognitivo, em especial no que se refere à atenção, controle cognitivo, habilidades visuoespaciais — capacidade de reconhecer visualmente as características espaciais dos objetos —, carga de trabalho cognitiva e processos de recompensas", escreveram os pesquisadores na conclusão do estudo.

Na prática, desde que os games passaram a se popularizar no final dos anos 1970, já era perceptível o seu potencial de prender o jogador por muito tempo. A novidade é que as aplicações atuais do potencial dos games vão além do entretenimento e desafiam os limites entre real e virtual.

Uma pesquisa realizada em 2014 pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) previu que, em 2020, 85% das atividades cotidianas deverão envolver estratégias utilizadas em jogos.

"Como qualquer mamífero, os humanos aprendem de forma mais eficiente por meio de partidas em que são recompensados do que em testes onde acumulam deméritos por seus erros", ressaltou, à época, Elena Bertozzi, professora de Design Digital e membro do IEEE.

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Fonte: Administradores
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