CERT.br registra aumento de ataques DDoS originados por dispositivos IoT

21/03/2018

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) registrou, no ano passado, 833.775 incidentes de segurança,  número 29% maior que o total de 2016.  Muitos dos ataques foram disparados a partir de dispositivos de Internet das Coisas infectados e fazendo parte de botnets. Parte dos ataques DDoS também foi originada por roteadores e modems de banda larga no Brasil, seja porque estavam comprometidos ou porque possuíam serviços mal configurados, permitindo amplificação de tráfego.


O CERT.br também observou que ataques de força bruta a serviços como SSH (22/TCP) e TELNET (23/TCP) continuam muito frequentes e englobam tentativas de comprometer dispositivos IoT e equipamentos de rede alocados às residências, tais como modems ADSL e cabo, roteadores Wi-Fi, entre outros. Esse tipo de ataque visa adivinhar, por tentativa e erro, as suas senhas de administração e, assim, comprometer os dispositivos.

"Essa atividade está fortemente relacionada com o aumento nos ataques DDoS a partir de dispositivos IoT, pois faz parte do processo de propagação dos códigos maliciosos que os infectam", alerta Cristine Hoepers, gerente do CERT.br.

Texto com informações do CIO

Fonte: CIO
Data: 20/03/2018 
Hora: 13h11
Seção: Notícias
Autor: ------
Foto: ------ 
Link:http://cio.com.br/noticias/2018/03/20/cert-br-registra-aumento-de-ataques-ddos-originados-por-dispositivos-iot/