O especialista em gestão de pessoas e com especialização na Universidade de Harvard (Boston/USA), Alexandre Slivnik, afirmou que algumas pessoas tendem a falar mais do que ouvir. "Os colaboradores precisam praticar a escuta ativa. Um dos maiores problemas da comunicação corporativa é não ouvir para entender e sim para responder", revela o especialista.
Slivnik reforça que também é preciso prestar mais atenção às mensagens do restante da equipe para trabalhar de forma mais harmônica com os demais, revela o especialista. "O ideal é sempre manter a cordialidade, expondo dúvidas e questionamentos sem se tornar vítima ou parecer arrogante. Assim, o ambiente de trabalho se torna um local mais seguro e confortável para expor ideias e soluções", explica Alexandre.
Algumas sentenças que diminuem o próprio colaborador como "pode ser que eu esteja errado, mas…" também não são bem vistas. O especialista aponta também que no mundo dos negócios não existem perguntas erradas ou bobas. "Se há uma pergunta a ser feita, por mais que pareça boba, é preciso que seja dita. Evitar a diminuição do questionamento é uma excelente estratégia para ser participativo. Nesse caso, o melhor a ser feito é questionar diretamente. Sempre confie em suas atitudes", aconselha.
O especialista também indica que a substituição de algumas palavras pode ajudar. "Eu acho" não é uma das melhores maneiras de começar uma frase, pois indica uma imposição. Trocar por algo como "no meu entendimento" ou "entendo que" funciona melhor no mundo corporativo.
Texto com informações do ComputerWorld
Fonte: ComputerWorld
Data: 21/03/2018
Hora: 10h45
Seção: Carreira
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