Realizada desde 2005 com muito sucesso, o TI Rio lança mais uma edição da Pesquisa de Recursos Humanos do Setor de TI, que tem o objetivo de identificar as práticas de remuneração, assim como orientar as empresas nas suas políticas de RH. Os dados da pesquisa, que é realizada de forma totalmente sigilosa, permitem que as empresas possam gerar novas estratégias e assim obter resultados positivos na retenção de seus talentos.
Falando em reter talentos e tendo como premissa que grandes profissionais aumentam a chance de êxito de uma empresa, destacamos sete cargos em TI que devem ser destaque em 2018. Confira:
Analista de Business Inteligence – Esse profissional vem sendo muito requisitado pelas empresas, através da existência da necessidade de coletar e compreender dados no dia a dia. Normalmente, um BI tem bacharel em ciência da computação e experiência em ferramentas de banco de dados, análise e relatório.
Um analista de BI deve ter experiência com consultas de banco de dados, em escrita de procedimento armazenado, no Processamento Analítico Online (OLAP), em tecnologia de cubo de dados e habilidades oratória e na hora de desenvolver um texto.
Cientista de dados – Carreira próxima do analista de BI, mas com funções diferentes. O cientista de dados atua principalmente na coleta, processamento, análise de dados e deve ter habilidade em comunicar essas descobertas e oferecer recomendações a outras pessoas no negócio. Suas principais competências são dominar linguagens de programação (especificamente Python ou Java) e ter habilidades analíticas e matemáticas. Muitas empresas exigem a formação de mestrado ou doutorado para esses profissionais.
Desenvolvedor de banco de dados - Um desenvolvedor de banco de dados deve demonstrar habilidades analíticas e de solução de problemas. Você precisará contratar com uma ideia clara de quais habilidades você está contratando e qual tipo de desenvolvedor atenderá melhor às suas necessidades.
Um desenvolvedor de ser bacharel em ciência da computação ou ter experiência em banco de dados, experiência com programas de bancos de dados corporativos como Microsoft SQL Server, Oracle ou IBM DB2 e ter certificações como Microsoft Certified Database - Administrator ou Oracle Database Administrator Certified Professional.
Help desk ou técnico de suporte técnico - O suporte técnico é uma parte importante da execução de um negócio eficiente. Como a primeira linha de contato para atendimento ao cliente e solução de problemas, os funcionários do help desk precisam ter as habilidades técnicas corretas para o trabalho.
Em um primeiro nível, de entrada, o profissional pode ter menos de dois anos de experiência e um grau de associado ou curso em uma escola técnica. Em um segundo nível, o profissional deve ter dois a quatro anos de experiência, além de diploma de dois anos ou bacharelado e experiência de trabalho relevante. No terceiro nível, o profissional deve ter quatro ou mais anos de experiência em um ambiente de help desk, diploma de bacharel em um campo relacionado e certificações profissionais.
Administrador de rede – Essa profissão é responsável ??por manipular o protocolo, o software e o hardware da LAN/WAN. Para isso, eles normalmente precisam estar de prontidão em caso de emergência ou falha. O que você procura na experiência dependerá de quão extensas são as necessidades de sua rede, mas existem certas habilidades e certificações que podem ajudá-lo a encontrar o profissional mais qualificado. São elas: habilidades analíticas e diagnósticas, disposição para plantões de trabalho, certificações profissionais e cinco anos de experiência de trabalho relacionado à área.
Administrador de segurança de dados - Os administradores de segurança de dados são responsáveis ??por definir os requisitos de segurança da rede, garantindo que todas as medidas de segurança estejam atualizadas, além de monitorar práticas de segurança em toda a empresa e implementar estratégias de segurança.
Uma empresa deve buscar um profissional com pensamento crítico inovador e criativo, que seja apto a resolver problemas complexos e tenha vontade de continuar aprendendo novas habilidades. Ele também deve se destacar em programação, matemática e habilidades gerais da engenharia, além de ter um diploma de bacharel, certificações relevantes e formação em ciência da computação.
Administrador de sistema – Esse profissional como todos os outros, deve demonstrar forte capacidade de solução de problemas, comunicação e capacidade analítica. Mas um administrador de sistemas também precisa ter um forte conhecimento técnico do hardware e software específicos da empresa. O que você precisa em um administrador de sistema irá variar dependendo dos serviços, hardware e software que você confia.
De uma forma geral, esse profissional precisa ter experiência com servidores, backup e recuperação e instalação e atualização de software, saber resolver problemas de hardware, software e rede, ter diploma de bacharel em ciência da computação, diploma de associado ou certificado de treinamento técnico, além de certificações como o Microsoft Certified Systems Administrator (MCSA), o Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE) ou o Sun Certified System Administrator (SCSA).
Ter um profissional qualificado faz toda a diferença, seguir algumas dessas regras para contratar o talento perfeito também. Quer mais dicas como essa? Basta participar da Pesquisa Sobre Recursos Humanos do Setor de TI.
Para outras informações sobre a Pesquisa de Recursos Humanos do Setor de TI envie e-mail para [email protected].