A inovação organizacional é a transformação nos métodos de negócio da empresa. Pode ser uma mudança na organização do local do trabalho ou mesmo na relação com o mercado, clientes e fornecedores. Para criar uma cultura de inovação é preciso envolver os funcionários.
A inovação participativa incentiva o sentimento de pertencimento, fazendo com que os colaboradores façam das metas da empresa os seus próprios objetivos. A gestão e a liderança devem trabalhar para inspirar e manter as equipes motivadas e engajadas.
O Sebrae apontou algumas dicas de inovação organizacional para pequenas e grandes empresas como, por exemplo, cultivar o sentimento de desafio, apresentando projetos exigentes a seus funcionários, mas garantindo sempre que as tarefas sejam coerentes com suas habilidades e recursos. Outra sugestão é identificar a pessoa certa para cada tarefa, mantendo equipes estimuladas a cumprirem o que foi proposto.
Com isso, antes de implementar a inovação organizacional no seu pequeno negócio, é importante reforçar que ela demanda mudanças progressivas na forma de pensar. Ampliar os meios de comunicação e desenvolver um programa de treinamento para os colaboradores são algumas ferramentas úteis nesse processo.
Por fim, é importante destacar que empresas inovadoras estão sempre em busca de novas estratégias que garantam aumento de competitividade e destaque no mercado. Não por acaso, elas são as que mais crescem em tempos desafiadores.
Texto com informações do Destak
Fonte: Destak
Data: 16/04/2018
Hora: 09h00
Seção: Negócios
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://www.destakjornal.com.br/seu-valor/detalhe/inovacao-organizacional-como-aliar-corte-de-despesas-a-renegociacoes