Estudo da A.T. Kearney, consultoria de gestão de negócios, aponta que os sistemas inteligentes já estão reformulando as indústrias e que as empresas precisam correr e se preparar para surfar essa nova onda de inovação. A boa notícia, de acordo com a consultoria, é que as maiores mudanças ainda estão por vir, e há tempo para que as companhias criem estratégias vitoriosas de Inteligência Artificial (AI).
O surgimento de uma tecnologia capaz de ensinar máquinas a pensarem como pessoas tem inúmeras implicações para trabalhadores, empresas, indústrias e para a economia como um todo. Intitulado "Will you embrace AI fast enough", o estudo prevê que, nas empresas, a AI redesenhe as funções dos profissionais - das vendas e marketing até as funções de gestão de back office. Nos departamentos de TI, por exemplo, sistemas cognitivos já estão promovendo mudanças expressivas, substituindo administradores muito bem remunerados por máquinas capazes de monitorar, diagnosticar e corrigir falhas.
A A.T. Kearney aponta que a indústria investiu mais de US$ 2,5 bilhões em AI entre 2014 e 2017. As tecnologias de automóveis autônomos receberam o maior percentual desse capital (em torno de 20%).
A análise revelou também alguns fatores que têm estimulado o desenvolvimento da AI, especialmente na área de machine learning. Confira:
• Poder computacional
O aumento expressivo nas velocidades de processamento dos computadores permite que sistemas coletem e processem muito rapidamente enormes volumes de dados. Hoje a informação é processada de 10 a 100 vezes mais rapidamente, acelerando o crescimento de modelos de redes de computadores inteligentes.
• Custos
Os custos caem à medida em que as velocidades aumentam, otimizando os investimentos em machine learning. Com o custo de 1 milhão de transistores caindo cerca de 33% ao ano, as demandas por capital diminuem, enquanto o potencial de retorno cresce.
• Disponibilidade de talentos
O crescente interesse de estudantes de tecnologia por AI tem levado as universidades a criarem programas focados nesta tecnologia.
• Aceitação cultural
As resistências culturais à AI caem à medida que os consumidores ficam cada vez mais confortáveis com recursos "inteligentes" em itens do cotidiano.
Texto com informações da Abes Software
Fonte: Abes Software
Data: 18/04/2018
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