Pesquisa pulse é moda nas empresas

20/04/2018

A pesquisa conhecida como pulse ou pulso, um estudo pontual feito pelas companhias quando precisam mapear alguma tendência ou corrigir a rota de seus negócios, é cada vez mais empregada nas empresas.

Normalmente, ela é aplicada para saber a percepção dos funcionários sobre um tema quando não é possível esperar pela pesquisa de clima. São os casos em que o desejo é identificar questões mais sensíveis, como entender problemas de relacionamento com a liderança, buscar novas ideias ou estimular a cultura de transparência. O pulso mede a eficácia de uma ação, pois traz respostas rapidamente. Mas é uma fotografia de um público específico.

Uma das vantagens da pesquisa é a facilidade de aplicação. A empresa define o que quer saber, formula as perguntas com ajuda dos gestores das áreas e do RH e escolhe o grupo que vai responder anonimamente. Um software faz o trabalho de disparar e-mails com o link para o público-alvo.

3 passos para a pulse

Existem vários benefícios nesse tipo de pesquisa, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de fazê-la

  1. Defina o objetivo, identificando o que pretende mapear com ela no curto prazo.
  2. Use o bom senso. Perguntar o tempo todo a opinião dos funcionários e não fazer nada com as informações coletadas leva à perda de credibilidade.
  3. Em geral, a pulse é feita com mais de 5 funcionários – quantidade mínima para um levantamento eficaz.

Texto com informações da Exame

Fonte: Exame
Data: 18/04/2018 
Hora: 15h30
Seção: ------
Autor: ------
Foto: ------ 
Link: https://exame.abril.com.br/negocios/pesquisa-pulse-e-moda-nas-empresas