O estudo "Previsões 2018", do Gartner, apresentou dados que indicam que um em cada cinco cidadãos de nações desenvolvidas usarão assistentes digitais inteligentes como Siri, da Apple, ou Alexa, da Amazon, em apoio a tarefas cotidianas em até dois anos. Além disso, até 2022 cerca de 40% dos funcionários em contato com clientes ou de áreas de governo consultarão diariamente algum agente de suporte virtual inteligente para apoiar decisões e processos.
Um dos destaques das novas aplicações é o machine learning, focado no uso de algoritmos e softwares para imitar ações humanas inteligentes inclusive sem supervisão ou regras, como no caso do aprendizado profundo (deep learning) baseado em redes neurais capazes de imitar o funcionamento do cérebro humano.
Robert Duque-Ribeiro, diretor executivo e líder da Accenture Analytics para o Brasil e a América Latina, observa o crescimento da demanda por aplicações de machine learning, já bastante empregadas em áreas como o e-commerce para recomendação de produtos e definição dinâmica de preços.
Um dos exemplos foi o resultado de algoritmos criados para analisar várias fontes de dados em um projeto de otimização da cadeia de uma indústria automobilística, que identificou sinais de relação entre o cardápio das refeições e o clima na redução da produtividade. Outro exemplo é o emprego de análise de imagem para agricultura digital e o uso de processamento de linguagem natural fundamenta projetos como análise de sentimentos em mídia social com apoio de elementos semânticos, como o contexto em que as frases foram construídas, que podem ajudar a entender o humor em relação a produtos e serviços.
"Hoje as aplicações de machine learning estão em áreas mais transacionais das empresas, como RH, backoffice, contabilidade e atendimento a clientes", aponta Mark Essle, sócio da A.T. Kearney no Brasil.
Simplificação e redução de custos são estímulos importantes, mas a próxima onda é a integração das ferramentas ao longo da cadeia de valor para o planejamento de questões como previsão de vendas e estoques, como já empregado por grandes varejistas americanos e chineses.
Texto com informações do Valor Econômico
Fonte: Valor Econômico
Data: 26/04/2018
Hora: 05h00
Seção: Tecnologia
Autor: Marta Funke
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Link: http://www.valor.com.br/empresas/5483515/novas-aplicacoes-de-machine-learning-ganham-impulso