Líderes memoráveis geram impacto e influência sobre as pessoas. Mas como ser um líder inesquecível? Seguem aqui 6 dicas para você se inspirar.
1. Dê feedback
Seus colaboradores esperam um retorno do trabalho executado. Por isso, não tenha medo. Mesmo que o feedback seja negativo, converse com sua equipe, elogie e aponte críticas construtivas.
Uma das dicas para ser um bom gestor também é dar espaço para seus colaboradores se auto-avaliarem. É importante cada equipe realizar uma análise das metas cumpridas e não atingidas também.
2. Obtenha feedback
Pessoas que estão em um cargo de liderança geralmente não recebem feedback. Esse é um grande erro, pois muitas das vezes você não consegue medir se o seu trabalho tem sido feito de forma correta. Uma das dicas é que você pergunte de forma indireta.
Crie situações para que colegas falem tranquilamente o que pensam sobre você. Quando fizer uma apresentação, pergunte aos participantes se o tempo deles foi bem gasto. Depois, confira se a ideia que você propôs foi bem aproveitada.
3. Mostre o lado positivo das más notícias
Dar uma notícia ruim nunca é uma tarefa fácil, independente para quem seja. No papel de um gestor, o medo de que a equipe fique desmotivada sempre aparece. Por isso, na hora de dizer algo ruim, seja claro, contextualize e demonstre segurança.
É necessário mostrar para os colaboradores que aquela notícia pode trazer bons resultados para o futuro. Uma das dicas para ser um bom gestor é saber lidar nas situações de “crise”.
4. Faça avaliações de desempenho regularmente
Nós já falamos da importância do feedback e agora a dica é: faça isso com frequência. A sua equipe espera ser avaliada pelo serviço apresentado e, por isso, você fazer a avaliação regularmente.
Crie uma rotina para apresentar e conversar sobre os resultados da sua equipe, quais metas foram ou não atingidas.
5. Esteja pronto para mudar
É normal a insegurança bater na hora de tomar a decisão de mudar algo na empresa. Essa sensação é ainda mais comum para quem está em um cargo de liderança, por isso, fique tranquilo. É importante mostrar para sua equipe as vantagens da mudança e evitar, por exemplo, opiniões negativas.
Faça quantas reuniões informais forem necessárias. Quanto mais você conversar sobre a natureza da mudança e o impacto que ela terá na vida das pessoas, mais rumores você evitará. Essa atitude também aumenta a confiança do grupo em você. Mostre-se acessível a qualquer um.
6. Use seu tempo de forma produtiva
Cada vez mais, o acúmulo de tarefas é comum para qualquer pessoa. As 24 horas nunca parecem ser suficientes, mas na verdade são. É imprescindível que o gestor saiba administrar seu tempo de forma produtiva.
Antes de começar as tarefas do dia, pare, respire e liste o que você precisa fazer. O que leva mais tempo? Que tipos de atividades eu faço durante o dia que não são produtivas? Avalie e crie uma rotina. Elimine o que não é produtivo e estabeleça padrões realistas e possíveis.
Texto com informações do Computerworld
Fonte: Computerworld
Data: 27/04/2018
Hora: 8h49
Seção: Gestão
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://computerworld.com.br/6-dicas-para-se-tornar-um-bom-gestor