Os smartphones revolucionaram a forma das pessoas se comunicar, acompanhar notícias e tendências, já que tudo é feito de maneira ágil e instantânea.
As empresas têm enxergado um grande potencial para expandir seus negócios em meio a este cenário de tecnologia e inovação, aponta a quarta edição do estudo "O Perfil do E-Commerce Brasileiro 2018", encomendado pelo PayPal Brasil à BigData Corp. Nos últimos anos, o mCommerce, que são as compras feitas a partir de um dispositivo móvel, cresceu significamente abrindo novos caminhos e possibilidades para o comércio eletrônico.
De acordo com o estudo, em 2017, sites preparados para o m-commerce eram apenas 24,20%; hoje são 76,36%. Aplicativos, por outro lado, já estão presentes em 13,86% dos sites; eram apenas 3,47% um ano antes.
De forma geral, o e-commerce no Brasil se expandiu no último ano, registrando um crescimento de 12,50% em 2018. Atualmente, são 675 mil lojas online - frente às 600 mil existentes no ano passado - ou 5,63% do total de sites ativos no País.
A relevância das redes sociais
Cresce a importância das mídias sociais como canais de comunicação e ferramentas do e-commerce:
Há apenas um ano, esses números eram, respectivamente, 53,65%, 36,21%, 21,59% e 12,73%. Com isso, chegou-se a um cenário em que 80,87% das lojas online utilizam-se de mídias sociais para turbinar suas vendas. Em 2017, eram 72,43% os sites que adotavam esses canais.
Carteiras virtuais
A adoção de sistemas de carteiras virtuais de pagamento eletrônico, a exemplo do PayPal, já é realidade para 47,38% das lojas online brasileiras. Este é um item da pesquisa que cresce desde sua primeira edição, diz o estudo. Entre 2015 e 2018, houve um aumento de quase 10 pontos percentuais no número de e-commerces que passaram a aceitar carteiras eletrônicas como opção de pagamento online.
Onde estão
Hoje, mais de 50% das lojas virtuais brasileiras estão hospedadas nos Estados Unidos; o Brasil hospeda pouco mais de um terço delas. Já quando se olha o endereço alegado pelos sites, São Paulo concentra boa parte deles, detendo 61,89% dos sites de varejo online do País. O Paraná, segundo colocado no ranking, que registrava 7,26% das lojas virtuais em 2015, hoje conta com 5,52% dos sites de e-commerce. O Rio de Janeiro está em terceiro lugar, com 4,90%.
Texto com informações do Convergência Digital
Data: 17/05/2018
Hora: 13h05
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