Alcance do GDPR vai além da União Europeia e impactará todos os modelos de negócios

18/05/2018

Estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) aponta que 60% das empresas pesquisadas estão adotando o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), nova lei da União Europeia de proteção de dados, como uma oportunidade para melhorar a privacidade, a segurança e o gerenciamento de dados ou como um incentivador de novos modelos de negócios. O levantamento também mostra que a maioria das organizações está sendo mais exigente quanto aos dados que coleta e gerencia.

O instituto ouviu mais de 1,5 mil líderes de negócios responsáveis ??pela conformidade com o GDPR em empresas de 34 países, entre fevereiro e abril de 2018. Os dados revelam como as empresas estão se aproximando do GDPR como uma oportunidade para construir mais confiança com os clientes e ajudar a impulsionar a inovação:

- 84% acreditam que a prova de conformidade com o GDPR será vista como um diferenciador positivo para o público;

- 76% disseram que o GDPR permitirá relacionamentos mais confiáveis ??com os titulares de dados, que criarão novas oportunidades de negócios;

- Mas apenas 36% acreditam que estarão totalmente em conformidade com o GDPR até o prazo final de 25 de maio.

Outra novidade importante identificada pelo estudo é que as empresas estão usando o GDPR como uma oportunidade para simplificar sua abordagem aos dados e reduzir a quantidade total de dados que estão gerenciando. Para muitas organizações, isso significa reduzir muito a quantidade de dados que coletam, armazenam e compartilham.

De acordo com o novo estudo, as organizações relataram já estar tomando as seguintes providências em resposta ao GDPR:

- 80% estão reduzindo a quantidade de dados pessoais que mantêm;

- 78% estão reduzindo o número de pessoas que têm acesso aos dados pessoais;

- 70% estão descartando dados que não são mais necessários.

O estudo constatou também que os principais desafios que as organizações enfrentam atualmente quando se trata de conformidade com o GDPR são identificar dados pessoais entre aquelas já coletados, garantir a precisão dos dados coletados e armazenados, além de obedecer às regras de como os dados são analisados ??e compartilhados.

Outras áreas preocupantes incluem o tratamento de transferências de dados transfronteira e a obtenção do consentimento dos titulares dos dados, uma vez que menos da metade dos inquiridos estão preparados para estes aspectos do GDPR.

Um elemento-chave do novo regulamento inclui a exigência de que as empresas relatem violações de dados aos reguladores dentro de 72 horas. No entanto, o estudo da IBV descobriu que apenas 31% das empresas reexaminaram ou modificaram seus planos de resposta a incidentes para se preparar para esse requisito, representando um ponto cego na abordagem geral das empresas ao GDPR.

Embora os desafios permaneçam, um subconjunto significativo de empresas pesquisadas (22%) está usando o GDPR como uma oportunidade de negócios totalmente transformadora de como abordam a responsabilidade e o gerenciamento de dados.

Texto com informações do Convergência Digital

Data: 17/05/2018
Hora: ------
Seção: TI Corporativa
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Link: http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2018/05/17/alcance-do-gdpr-vai-alem-da-ue-e-impactara-todos-os-modelos-de-negocios/