Entre os brasileiros que desejam empreender, 64% ainda não buscaram ajuda para isso, revela uma pesquisa realizada pela MindMiners a pedido do PayPal. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, dois a cada três jovens querem empreender no país, mas a maior parte não faz ideia por onde começar.
Pensando nisso, a InfoMoney convidou a gerente de produtos responsável pelo curso Nanodegree Startup Founder da Udacity, para separar uma série de dicas que podem ajudar os futuros empreendedores. São elas:
Dica 1 – Escolha uma ideia, faça o Canvas
A ferramenta mais recomendada para lhe ajudar a definir o seu ponto de partida é o Canvas. Ele possui 9 componentes a serem respondidos ao longo do processo de criação da sua startup: proposta de valor, segmentos de mercado, canais, relacionamento com clientes, ativiaddes-chave, recursos-chave, parcerias-chave, fontes de receita e estrutura de custos.
Nesse primeiro passo, comece pela proposta de valor: ela te ajudará a definir o foco do seu negócio, que deve ser disruptivo. Ela normalmente é construída em cima de uma frase inspiradora, que se inicia com um verbo e esclarece todo o objetivo do negócio.
Caso você ainda não possua uma ideia, é possível começar a pesquisar problemas existentes que você tem interesse em resolver. Também é importante saber qual é o tamanho do seu mercado, compreendendo qual será a demanda para a sua solução.
Dica 2 – Defina seu público alvo
Em seguida, é preciso saber — da forma mais precisa possível — qual é o segmento de clientes em que você irá atuar. Para isso, é preciso criar a sua "persona": um detalhamento minucioso de quem será o cliente típico que consumirá seu produto ou serviço, passando por informações como comportamento (/assuntos/comportamento), características demográficas, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Dica 3 – Valide hipóteses
Esta é uma fase de pura pesquisa, na qual você precisará ouvir empaticamente o seu potencial cliente — no ambiente dele —, entendendo também se a operação será B2C ou B2B. O objetivo é encontrar o Product market t, ou seja, a relação e conexão entre a sua ideia e o cliente.
Existem três perguntas a serem respondidas durante esta etapa: "quais as dores que o cliente sente?"; "quais os ganhos que minha proposta de valor gera para ele?"; e "quais as tarefas necessárias para que isso aconteça?".
Após esse levantamento, pode ser que você perceba que a sua hipótese estava parcial ou totalmente incorreta. Mas não desanime: essa descoberta é essencial para que você retome o seu Canvas e adapte-o.
Dica 4 – Crie o MVP (Produto Mínimo Viável)
Criar o seu primeiro MVP também deve estar entre as prioridades de quem deseja fundar uma startup. O seu produto mínimo viável, inclusive, pode ser algo bastante simples, de baixa fidelidade, ou até mesmo uma landing page do produto. Trata-se de um protótipo que será utilizado para validar as hipóteses definidas na etapa anterior — por isso, esses dois passos devem acontecer, preferencialmente, de forma simultânea.
Aqui já é, também, o momento ideal para denir modelo de receita e estrutura de custos, de modo que você comece a entender como vai ganhar dinheiro (/assuntos/dinheiro).
Dica 5 – Estruture seu pitch
O pitch é uma apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse da outra parte (investidor ou cliente) pelo seu negócio, assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas. O pitch deve tanto poder ser apresentado apenas verbalmente quanto ilustrado por 3 a 5 slides. Ele deve conter basicamente:
1. Qual é a oportunidade.
2. O Mercado que irá atuar.
3. Qual é a sua solução.
4. Seus diferenciais.
5. O que está buscando.
Estes tópicos são genéricos, pois cada negócio tem suas peculiaridades, assim o que importa realmente é conseguir demonstrá-los sucintamente na sua apresentação. Lembre-se que investidor estará analisando não só o seu negócio, mas principalmente você, o empreendedor, assim Tao importante quanto apresentar claramente sua empresa é conseguir demonstrar seu conhecimento.
Dica 6 – Arrecade fundos
Utilize a sua rede de família, amigos e pessoas que acreditam na sua ideia pode te ajudar durante o processo de levantamento de capital, especialmente enquanto ainda não há investidores-anjo interessados no seu negócio.
Dica 7 – Monte a equipe ideal para o seu negócio
Um empreendedor que atua de forma individual dificilmente consegue se virar sozinho. Para encontrar profissionais realmente bons e engajados, é válido participar de meetups e eventos, conversar com empreendedores mais experientes e até mesmo montar uma rede de mentores que podem te ajudar nesse processo – ou seja, aumentar seu networking.
Texto com informações do Info Money
Data: 05/06/2018
Hora: 16h45
Seção: Negócios
Autor: Paula Zogbi
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Link: http://www.infomoney.com.br/negocios/noticia/7459310/passo-passo-como-fundar-uma-startup-fases