Muitos profissionais confundem meta com tarefa, quando na realidade são coisas distintas. A meta é a definição daquilo que você quer, em termos quantitativos e com prazo determinado. Já a tarefa nada mais é do que você tem de fazer para conseguir alcançar o seu objetivo.
Conheça sete passos que o ajudarão a trabalhar suas metas.
1 - Diga o que você quer, não o que quer evitar - a meta é o seu destino e dá a direção para onde se mover. Metas positivas são energizantes e motivadoras.
Perguntas-chave: “O que eu quero em vez disso?” ou “O que isso me dará? ou “O que eu ganho com isso?”
2 - Faça suas metas desafiadoras e realistas - aprenda a definir metas que realmente trarão resultados para sua estratégia. Elas têm de ser atingíveis, mas não muito fáceis. As metas mais difíceis vão ensiná-lo mais. Mude-as sempre que necessário. Quando atingir uma meta, congratule-se e estabeleça a próxima mais alta.
Perguntas-chave: “Essa meta é atingível?” ou “Essa meta é desafiadora?”.
3 - Influencie os resultados diretamente - a meta deve estar sob seu controle direto. Você deve praticar a ação e não outra pessoa. Os outros, certamente, irão ajudá-lo, mas você terá que pedir isso a eles.
Perguntas-chave: “Esta meta está sob meu controle?” ou “O que farei para atingir essa meta?”.
4 - Meça seu progresso - em primeiro lugar, as metas devem ter um prazo; você deve dar a si mesmo uma data limite. Em segundo lugar, decida como medir o progresso e como monitorá-lo continuamente.
Perguntas-chave: “Quando vou atingir essa meta?” ou “Como vou medir essa meta?” ou “Como vou saber que estou atingindo/que eu atingi essa meta?”.
5 - Cheque seus recursos – recursos são qualquer coisa ou qualquer pessoa que possa ajudá-lo. É sempre motivador saber que você os tem.
Perguntas-chave: “Que recursos eu tenho?” ou “Como eu posso conseguir mais ajuda?”.
6 - Avalie o custo – qual é o custo das suas metas? Você quer e é capaz de pagar por ele? O custo não é simplesmente financeiro, mas, também, em termos de tempo e outras coisas que você poderia estar fazendo se não buscasse a meta.
Pergunta-chave: “Vale a pena ir atrás deste objetivo?”
7 - Faça um plano de ação – o aprender está no fazer. Este é o momento em que você divide as metas em metas menores, para conseguir chegar às maiores. Comece com maiores e pergunte o que o impede de atingi-las, então estabeleça metas menores e específicas para vencer esses obstáculos.
Texto com informações do site CIO
Data: 06/06/2018
Hora: 16h27
Seção: Gestão
Autor: John Baldoni
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Link: http://cio.com.br/gestao/2018/06/06/voce-sabe-diferenciar-metas-e-tarefas/