Nos últimos anos inúmeras empresas derrubaram portas e paredes e adotaram escritórios com plano aberto, onde os funcionários se organizam sem salas e dividem o mesmo espaço. Uma justificativa muito citada pelas companhias é promover mais interação entre diferentes áreas e níveis hierárquicos e aumentar a colaboração entre os funcionários.
No entanto, um novo estudo conduzido pela Harvard Business School indica que o efeito da mudança pode ser o oposto. Os pesquisadores analisaram empresas que redesenharam seus escritórios para obter espaços totalmente abertos e identificaram que os funcionários diminuíram a interação pessoal em 72% e passaram a trocar mais e-mails e mensagens eletrônicas.
Para o estudo, os pesquisadores acompanharam a reforma de um escritório de uma empresa grande, que integra a lista da Fortune 500. Eles compararam durante um período de 15 dias a forma das pessoas trabalharem e interagirem antes e depois do escritório ganhar o formato de plano aberto. Antes da reforma, os funcionários interagiam por quase 5,8 horas pessoalmente. No cenário posterior, as mesmas pessoas mantinham conversas pessoais por cerca de 1,7 hora por pessoa.
Nos dois casos, a interação ao vivo entre colegas caiu em média 70% após a mudança de escritório. Em uma das empresas, o uso de e-mail aumentou 67% e a troca de mensagens, 75%. Em outra, o uso de e-mail aumentou de 22% a 50%.
Muitas empresas transformam a arquitetura de seus escritórios em espaços abertos com a intenção de criar mais interações entre funcionários e ter um ambiente de trabalho mais vibrante, segundo os autores - era o caso das duas organizações que participaram do estudo.
"Com frequência, o que elas ganham é uma vastidão de funcionários próximos fisicamente mas que escolhem se isolar da melhor forma que podem (por exemplo, usando fones de ouvido grandes) ao mesmo tempo que em que tentam parecer ocupados (uma vez que todos podem vê-los)", afirmam.
Embora este seja o primeiro estudo acadêmico que investiga a relação entre um ambiente de trabalho totalmente aberto e o volume de interação entre profissionais, pesquisas anteriores já apontaram que escritórios de plano aberto diminuem a satisfação e reduzem o engajamento.
Outras pesquisas sobre o impacto da organização física no trabalho indicam que a proximidade entre pesquisadores contribui mais para a colaboração entre eles do que vínculos formais, e que o lugar onde uma pessoa senta no escritório influencia sua produtividade.
Texto com informações do Jornal Valor Econômico
Data: 10/07/2018
Hora: 9h08
Seção: Notícias
Autor: Letícia Arcoverde
Foto: Reprodução
Link: https://www.valor.com.br/carreira/5648431/escritorio-de-plano-aberto-diminui-interacao-entre-funcionarios