O Pequenas Empresas & Grandes Negócios foi atrás das lições que podemos tirar das seleções finalistas da Copa do Mundo para o universo do empreendedorismo. Para bater essa bola com os leitores, o PEGN convidou dois craques, um no futebol e outro no campo dos negócios: o ex-artilheiro Deivid de Souza e o consultor de negócios Luciano Salamacha.
Uma Copa do Mundo é muito parecida ao ambiente corporativo. “Você tem adversários, precisa conhecer sua dificuldade, explorar o que tem de bom, ter foco no resultado, capacidade de reação. O mundo empresarial pode aprender muito com a Copa”, afirma Luciano Salamacha.
De acordo com Deivid, que atualmente é empresário, o time de futebol seria uma empresa: “A França trabalha em um conjunto muito forte, é uma equipe que está sendo preparada há quatro, cinco anos. Com jogadores altamente de qualidade, jogadores com orientação individual muito grande, como o Mbappé e o Griezman. Ela tem uma força muito grande pro conjunto e uma força muito grande pro individual”.
Ao mesmo tempo, segundo o consultor, dentro das organizações, as que estão crescendo estão dando liberdade para os talentos de dentro de casa, mas sem esquecer o conjunto.
Capacidade de adaptação é outro ponto forte da França. “Tem vários jogadores que podem fazer várias funções. E isso facilita o conjunto da França”, afirma Deivid. Luciano avalia no lado dos negócios: “Eu vou posicionar meu time em função da concorrência que eu vou ter. Se a concorrência agir de uma maneira, eu não posso agir igual, porque eu vou ser igual. Eu tenho que ser diferente”.
A seleção croata foi a primeira a passar por três prorrogações para chegar em uma final de Copa. “A estratégia, a qualidade, o conjunto, a doação dentro do campo... Tem que respeitar”, analisa o ex-jogador.
É um exemplo de resiliência que deve ser aplicado ao mundo dos negócios. “Aquele que acha que o peso da camisa, o peso da marca da empresa vai fazer o cliente deixar de experimentar uma nova proposta de valor, uma nova maneira de atender, até um novo produto, vai quebrar. As startups são prova disso. O mundo digital é prova disso”, alerta Luciano.
O consultor de negócios aproveitou para destacar três características que fazem um paralelo entre um time de futebol e uma empresa. Confira:
- Flexibilidade. Empresas vencedoras sabem que o que deu certo até hoje pode não ser garantia do futuro amanhã.
- Focar em resultados.
- Trabalhar sempre focado que pessoas são a diferença. Máquinas, produto, todo mundo pode copiar. Agora, ideologia das empresas se faz com a mente e coração das pessoas.
Texto com informações do site G1
Data: 15/07/2018
Hora: 7h37
Seção: PEGN
Autor: Marcelo Baccarini
Foto: Reprodução
Link: http://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2018/07/saiba-como-aplicar-nos-negocios-tecnicas-de-vitoria-das-selecoes-finalistas-da-copa-do-mundo.html