Uma equipe alinhada e emocionalmente equilibrada é capaz de alcançar altos níveis de resultados dentro de uma organização. Logo um bom líder deve sempre estar atento ao estado emocional de cada indivíduo que pertence a sua equipe.
A Inteligência Emocional é a capacidade de administrar suas emoções e utiliza-las de acordo com seus objetivos e de toda a equipe. Segundo a revista EXAME, até o ano de 2020, a Inteligência Emocional será considerada uma das competências essenciais para o profissional do futuro. Apesar da constante crescente da inteligência artificial, o grande diferencial que o ser humano carrega, são suas emoções – que, quando bem administradas, são capazes de passarem por crises com equilíbrio, gerando resultados benéficos para todos.
Confira 4 dicas de como a Inteligência Emocional pode colaborar na liderança de sua equipe:
1. Analisar de forma competente os problemas
Visualizar de forma eficiente os conflitos, focando sempre na solução ao invés do problema, é uma das competências da Inteligência Emocional. Ser capaz de gerenciar suas emoções quando um conflito é apresentado, pode ser um grande diferencial na conclusão dessa situação.
2. Separar conflitos pessoais dos profissionais
É comum estarmos com algumas divergências nas relações pessoais ou profissionais. Entretanto, isso pode atrapalhar quando misturamos os dois lados. Levar os conflitos pessoais para sua empresa (ou ao contrário) pode gerar um desgaste emocional ainda maior. Por isso é necessário saber conduzir suas emoções de forma eficiente e compreender qual é o espaço de cada problema.
3. Aprimorar os relacionamentos interpessoais
O clima organizacional de uma empresa é proporcional as relações interpessoais entre os funcionários. Muitas das vezes, o gatilho da desmotivação pode não vir da rotina de trabalho, mas sim pelos conflitos entre colaboradores. Por isso, incentivar um relacionamento saudável entre sua equipe, mantendo sempre a ética profissional e pessoal, colabora com os resultados esperados.
4. Feedback e reconhecimento
A Inteligência Emocional é um dos fatores que colabora para a empatia e reconhecimento do próximo. Feedbacks constantes pelo trabalho de seus funcionários e reconhecer a importância dessas pessoas em sua equipe, pode ser um combustível para o alcance de metas. Desse modo, para conduzir uma conversa de uma forma empática, horizontal e com clareza, é necessário o alinhamento com suas emoções.
O gerenciamento das emoções pode impactar diretamente em sua equipe. Por isso, a Inteligência Emocional é a competência capaz de alavancar seus resultados, em todos os quesitos da sua vida. Desenvolvendo emocionalmente você e sua equipe, influenciará diretamente nos resultados da sua organização. Se você busca melhorar sua performance de maneira prática, conheça o Inteligência Emocional EXPERIENCE: uma experiência de dois dias, capaz de despertar o melhor que há em você.
Fonte: Portal Administradores
Data: 08/08/2018
Hora: 16h14
Seção: Carreira
Autor: ------
Foto: Internet
Link: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/como-administrar-uma-equipe-em-a-um-cargo-de-lideranca/125925/