Atenção ao que os funcionários veem e falam sobre o trabalho

09/08/2018

Qualquer colaborador hoje pode ser uma espécie de “jornalista” e relatar para o mundo o que vê e vive em seu ambiente de trabalho.  O advento das redes sociais ajudaram a amplificar ainda mais as percepções do trabalhador sobre a empresa, assim como descobrir se o que recebe de informações dentro da companhia condiz com o que ela mostra para a sociedade.

De acordo com o sócio da consultoria internacional de comunicação corporativa Brumswick, Nick Howard, as empresas hoje precisam de um trabalhador que fale com confiança, consistência e construtivamente sobre o lugar onde trabalha.

O fato de as pessoas terem múltiplas maneiras de acessar informação sobre o empregador, segundo ele, requer muito mais consistência na comunicação interna por parte da liderança. "Muito se fala sobre ser transparente e dividir as informações com todo mundo de uma forma radical, mas nem sempre é possível, porque muitas situações exigem restrições e impedem o gestor de fazer isso", diz.

Segundo Howard, as empresas mais espertas criam um ambiente no qual as pessoas confiam. Isso acontece porque, na medida do possível, a comunicação é sempre aberta. Então, quando algo grande acontece e a organização precisa dizer que não pode falar tudo naquele instante, as pessoas acreditam.

A postura da liderança deve ser a mais honesta possível, mesmo quando não pode dizer tudo. "Os líderes são exemplos quer queiram ou não, por isso é importante que eles exibam o comportamento certo, justamente para que sejam copiados", diz.

É importante lembrar que cada detalhe sobre o que é dito pode influenciar o comportamento dos funcionários. O que a organização mede e reporta funciona como um sinal para os empregados do que é realmente valorizado.

Outro ponto essencial no engajamento é a maneira como a empresa exerce o seu papel perante a sociedade. "Empregados e consumidores confiam mais em organizações que têm algo a dizer e a fazer para a sociedade" diz.

A forma como as empresas se comunicam com os empregados ainda é muito diferente da forma como os funcionários interagem com os amigos de maneira privada nas redes sociais. "É preciso fazer com que as pessoas, principalmente as que estão ingressando no mercado, tragam esses hábitos para dentro da empresa como uma forma de colaborar e dividir informações no trabalho", diz. Ele lembra que o e-mail chegou primeiro ao mundo corporativo e só depois foi incorporado à vida pessoal. "Agora a inovação na comunicação acontece de forma inversa."

A função da comunicação interna é trazer o conteúdo que os empregados querem e precisam para se sentirem mais confiantes em relação ao futuro e se manterem mais produtivos. O que é preciso mudar, segundo Howard, é a forma como as empresas encaram os funcionários. "É preciso pensar nos empregados como consumidores e usar com eles as melhores técnicas de comunicação aplicadas aos clientes", conclui.

Fonte: Valor Econômico
Data: 09/08/2018
Hora: 05h
Seção: Carreira
Autor: Stela Campos
Foto: Internet
Link: https://www.valor.com.br/carreira/5722547/cuidado-com-o-que-os-funcionarios-veem-e-falam-sobre-o-trabalho