“Inteligência Artificial não é só chatbot”, diz presidente da IBM Brasil

03/09/2018

Tonny Martins, presidente da IBM Brasil, revelou que seu desafio no país é dar sequência ao trabalho bem-sucedido nos últimos anos da empresa e acelerar resultados, não só no médio, como no curto prazo. “O time está empenhado em aprimorar negócios, impulsionando suas jornadas de transformação”, resumiu.

Já há alguns anos, a IBM leva ao mercado a mensagem de transformação pautada pela nuvem, inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) e mais recentemente computação quântica e blockchain. Contudo, o maior desafio hoje da empresa talvez seja democratizar a inteligência artificial. “AI não é só chatbot. Seu potencial é muito maior do que esse”, sentenciou ele.

A automação de tarefas, contou, melhora e acelera negócios, gera insights e abre oportunidades sem precedentes. “Diversos mercados, como indústria financeira e saúde já começam a presenciar esses benefícios”, completou.

Mas para extrair os benefícios da tecnologia, Martins acredita que iniciativas do tipo não podem ser pontuais, ou mesmo desconectadas. “Ao adotar essa postura, empresas terão em cinco anos um legado digital. Não adianta criar chatbot se não desenvolver um modelo de transformação digital.”

Um dos exemplos de empresas que conseguiram extrair o máximo potencial da inteligência artificial foi a Saint Paul Escola de Negócios, que colocou em prática o LIT. O LIT oferece a possibilidade de o aluno acumular microcertificações, formando suas jornadas de aprendizagem e ainda aproveitar as certificações acumuladas para um Programa de MBA da Saint Paul.

A ferramenta de aprendizado contínuo, totalmente digital, também agrega recursos de inteligência artificial e elimina conteúdos já aprendidos em outros cursos, propondo uma aprendizagem mais rápida e assertiva. Ainda falando sobre AI, o executivo destaca o tutor virtual Paul, baseado em IBM Watson, que sugere “o que” e “como” o aluno deve aprender.

Depois de completar intensos oito meses à frente da IBM Brasil, Martins já conseguiu imprimir sua marca na gestão. Uma das frentes que o executivo tem apostado é em educação, interna e externa.

Internamente, uma das frente nesse sentido é o trabalho de ‘reskilling’, ou seja, conceito que mostra a necessidade de atualização constante e em linha com as demandas profissionais atuais e futuras. Não só os colaboradores fazem parte dessa jornada, como os parceiros, que Martins definiu como fundamentais para a estratégia da empresa.

Fonte: Computerworld
Data: 30/08/2018
Hora: 13h56
Seção: Serviços
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Link: https://computerworld.com.br/2018/08/29/ai-nao-e-so-chatbot-sentencia-presidente-da-ibm-brasil/