Sua equipe está desmotivada e isso está te deixando desmotivado também? Você não está conseguindo fazer sua equipe bater as metas, está encontrando dificuldades em resolver problemas? Veja a seguir 7 dicas de ouro que o gerente Regional de Vendas na Sankhya, Vinícius Araújo, listou e que vão lhe ajudar a levar motivação para a sua equipe de vendas. Confira!
1) Abuse da comunicação simples e interativa
Uma boa parte das empresas lança campanhas de incentivo em janeiro e depois só volta a falar no assunto em dezembro. Pode até ser mais fácil fazer isso, mas os resultados serão baixos. É fundamental manter um canal de comunicação constante, ágil, simples e que permita às pessoas trocarem informações e experiências. Pode ser via e-mail, um grupo no Whatsapp, mensagens SMS ou pela rede social corporativa.
O que vale é promover a colaboração. Nesses canais interativos, você pode informar semanalmente os resultados parciais das vendas, comemorar os negócios fechados separadamente, compartilhar estratégias bem sucedidas, e tirar dúvidas com colegas. O ideal é um canal de mão dupla, no qual os gestores transmitam informações relevantes e a equipe converse entre si. Vale dar ideias, elogiar, apontar oportunidades e comemorar. Mas atenção: o canal deve ter um moderador, seguir algumas regras básicas de comportamento e apresentar utilidade para todos os colaboradores envolvidos.
2) Escolha um tema para a campanha
Normalmente, as campanhas de incentivo de longa duração adotam um tema. Em 2018, por exemplo, muitas empresas podem ter tido a mesma ideia de usar a Copa do Mundo de Futebol como inspiração. Nesse caso, toda a comunicação da campanha deve falar a linguagem do futebol.
A produção de camisetas, brindes, materiais impressos, cartazes, conteúdos para intranet, painel de resultados e todos os outros recursos de comunicação, provavelmente vão usar as cores verde e amarelo. As regras da campanha e as mensagens dos textos motivacionais também precisam estar alinhadas. Os colaboradores viram jogadores, o mercado vira o campo, cada equipe pode ser um time disputando o campeonato. Ao longo de todo o período da campanha, é legal manter essa linguagem, tanto nas mensagens pontuais, quanto nos eventos de celebração dos resultados.
3) Tenha resultados claros e de fácil acesso
Uma boa campanha de incentivo tem indicadores claros, que precisam ser atingidos para que as pessoas possam ser reconhecidas e premiadas. Os resultados devem ser compartilhados regularmente, para que todos saibam sua colocação e o que precisam adequar em suas estratégias para ocupar a liderança. Empresas que utilizam sistemas de gestão flexíveis e parametrizáveis conseguem apurar esses números em tempo real. Dessa maneira, é possível desenhar novas estratégias, motivar quem está mais atrás e aprender com as melhores performances.
4) O regulamento precisa ser claro e objetivo
Um dos fatores que desmotiva equipes de venda é a falta de clareza no regulamento. Quando a campanha começa, tudo tem que ser explicado de forma objetiva e transparente, sem ambiguidades. Também é ideal manter um canal único para que os participantes possam tirar dúvidas. A documentação da campanha precisa ser amplamente divulgada, deve ficar acessível para toda a equipe e possíveis mudanças no decorrer do período devem ser comunicadas o mais rápido possível.
5) Envolva os líderes
Para funcionar, uma campanha de incentivo tem que ser abraçada pela liderança. Os executivos de vendas são o público número um a ser envolvido. Eles devem entender as regras, fazer seu próprio planejamento com a equipe e manter a motivação em alta. Sabe aquele discurso de “vestir a camisa”? A liderança precisa colocar isso em prática e agir, literalmente, como o técnico de um time campeão, desde o lançamento até a apuração dos resultados.
6) Faça reuniões periódicas
Além dos canais de comunicação formais, como e-mails e grupos em redes sociais, reuniões produtivas com o time de vendas são uma estratégia recomendada. O gestor deve resgatar o tema da campanha, o objetivo, desafios, prêmios, melhores performances, entre outros fatores. Normalmente, ao longo do ano, existem vários desafios menores dentro de uma campanha maior. Cabe ao gestor incentivar toda a sua equipe a participar, mantendo a motivação em alta. A melhor equipe é aquela que tem gana em bater e superar metas.
7) Estimule, estimule e estimule
Uma campanha de incentivo bem sucedida depende da performance de cada um e também dos resultados coletivos. Equipes de vendas, normalmente, são formadas por profissionais competitivos, mas ao mesmo tempo, colaborativos. A equipe deve ser estimulada o tempo todo e esse papel é do líder e de cada colaborador.
Fonte: Computerworld
Data: 06/09/2018
Hora: 10h50
Seção: Notícias
Autor: Vinícius Araújo - gerente Regional de Vendas na Sankhya
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Link: https://computerworld.com.br/2018/09/06/7-dicas-de-ouro-para-levar-motivacao-para-a-equipe-de-vendas/