A disrupção dos negócios tem acelerado a mudança do papel do CIO (sigla em inglês para Chief Information Officer). A dinâmica do mercado tem forçado os líderes de TI a adotarem uma postura cada vez mais estratégica. Para muitos, essa pode ser uma oportunidade real de crescer e ampliar sua influência.
Cada organização tem sua própria visão para as responsabilidades de sua liderança em TI. Algumas valorizam um CIO que consegue manter a TI estável; outras esperam que os líderes de TI façam isso e gerem uma transformação digital.
Que tipo de CIO você é? Qual função você aspira ter para ajudar sua empresa a alcançar os resultados de negócios desejados? Na Era Digital, é melhor você descobrir isso, antes que outro executivo o faça.
Com base em pesquisas selecionadas pela Deloitte, KPMG, Gartner e outros, a CIO.com analisa oito perfis mais comuns dos CIOs hoje. Confira!
1 - Operador confiável
Se você está se concentrando na eficiência, confiabilidade e contenção de custos de TI, você é parte dos 55% de CIOs considerados “operadores confiáveis”, de acordo com a Deloitte. Este é o seu papel clássico, focado em manter as luzes acesas. O estudo State of the CIO de 2016 já havia definido os operadores como CIOs "funcionais" que gastam a maior parte do tempo gerenciando despesas, segurança e crises de TI e melhorando as operações de TI. A Forbes chama esses CIOs de "encanadores".
Mas eis a má notícia para todos os operadores funcionais e fluentes: a Deloitte diz que esse papel se tornará obsoleto, à medida que suas funções se tornarem uma aposta na liderança de TI. Se você estiver ficando cada vez mais encurralado nesse papel, talvez seja hora de iniciar projetos voltados para a inovação ou o crescimento dos negócios.
2 - Co-criador de negócios
Se você está impulsionando e possibilitando o crescimento através da execução da estratégia de negócios, então você está entre os 36% de CIOs que a Deloitte definiu como “co-criadores de negócios”. Esses são os CIOs que sempre falam sobre a importância da parceria com as áreas de negócio para gerar valor. Esses líderes são provavelmente co-criadores empenhados em alinhar-se com as necessidades do negócio. Um bom lugar para se estar, mas cuidado: as regras do alinhamento das áreas de negócio com a TI estão mudando.
3 – Broker
Brokers são CIOs co-criadores que efetivamente se envolvem com as áreas de negócio para moldar a demanda e os resultados. Mas eles também alavancam tecnologias emergentes que impulsionam a inovação, incluindo a promoção e gerenciamento de um portfólio de soluções, de acordo com o diretor da KPMG, Denis Berry, que considera os brokers como peças-chave em um novo modelo operacional de TI.
Esses CIOs, que ajudam os departamentos de vendas, RH e outros departamentos a selecionar e negociar soluções de software como serviço (SaaS), também exploram novas posições e habilidades necessárias para uma mudança de como a TI é percebida na empresa, adequando a equipe à nova realidade. Para saber mais sobre o sucesso na função de corretor, consulte “Modernizing IT: How to thrive as a CIO ‘value broker’”.
4 – Integrador
CIOs que gastam muito do seu tempo tecendo plataformas brincam muitas vezes que são "oficiais de integração". Esses integradores implementam uma arquitetura nova e aberta, alavancando um centro de excelência. O motivo? "A vantagem competitiva sustentável e o valor comercial surgem quando o front, o middle e o back-end trabalham juntos para uma empresa verdadeiramente digital", escreveu Berry.
5 – Orquestrador
Se você estiver criando e gerenciando serviços de usuário, gerenciando relacionamentos com fornecedores, protegendo a empresa e monitorando a entrega de serviços, provavelmente estará cumprindo uma função de orquestrador. A orquestração realizada pelo CIO é ideal para fornecer o valor ideal para os negócios, diz a KPMG. Mas o papel pode ser complexo, pois os orquestradores tendem a equilibrar muitas bolas em muitos domínios para fornecer esse valor comercial.
6 - Investigadores transformacionais
Este CIO lidera a transformação dos negócios através do uso da tecnologia, de acordo com a Deloitte. Respondem por apenas 9% dos CIOs. Também se concentram em tecnologias emergentes e dão suporte à estratégia de negócios. Em seu relatório anual State of the CIO, a IDG considera esses CIOs como líderes “transformacionais”.
7 - CIO Plus
Muito antes de os CIOs se tornarem instigadores tranformacionais, eles evoluíram para se tornarem “CIOs Pluses”, um termo cunhado por George Westerman e Richard Hunter em seu livro "Real Business of IT: How CIOs Create and Communicate Value". São CIOs que assumem responsabilidades adicionais, que podem incluir outras funções. Entre eles estão CIOs que aderiram a responsabilidades como diretor de inovação, CTO ou desenvolvimento de produtos e logística estão entre os identificados como vantagens.
À medida que o digital se torna cada vez mais importante na estrutura do negócio, mais CIOs estão ganhando também o título de diretor digital. Akash Khurana, CIO e CDO da empresa de construção McDermott International, disse que seu papel mudou de estabilizar a função de TI para ser um "transformador digital", permitindo-lhe abrir novos canais para a empresa.
"Como uma equipe de tecnologia, estamos tendo discussões com clientes que nunca tivemos antes - discussões estratégicas e valiosas, em vez de focar apenas na estabilização e otimização de nossa função", disse Khurana ao Gartner em seu relatório "2018 CIO Agenda".
8 – Vanguardista
O CIO Plus e o instigador transformacional dão lugar ao CIO Vanguardista digital, que a Deloitte diz que são percebidos pelo resto dos negócios como líderes na condução de tecnologias digitais emergentes. O vanguardista, que manipula a tecnologia de back-office e front-office para facilitar a transformação digital, está à frente da maioria dos CIOs em tecnologias emergentes e inovação, e serve como sinalizadores para o futuro das empresas. De acordo com o estudo da Deloitte eles são 10% dos atuais CIOs.
*Com informações do CIO
Data: 20/09/2018
Hora: 13h32
Seção: Carreira
Autor: ------
Foto: ------
Link: http://cio.com.br/carreira/2018/09/20/8-arquetipos-de-cio/