Os últimos quatro anos foram difíceis para as organizações da América do Sul por causa de indefinições políticas, problemas macroeconômicos locais, variações nos preços das commodities e questões cambiais, que corroeram o crescimento doméstico. Por isso, muitas empresas deixaram de lado investimentos em áreas importantes do negócio e agora vão ter de acelerar para recuperar o tempo perdido e não perder espaço para a concorrência.
Esse é um dos resultados do estudo “Indústria X.0 – Reinvenção Digital da Indústria na América do Sul”, divulgado na segunda-feira, 24/09, pela Accenture. O levantamento foi realizado com 148 executivos do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia, representantes de 21 setores industriais.
Com a possibilidade de explorar cada vez mais o potencial disponibilizado pelas tecnologias digitais ao longo das cadeias de valor industriais, mesmo setores que aparentemente não têm muita afinidade com inovações mostram a preocupação com a forma como esperam se posicionar no futuro para não verem seus negócios serem engolidos por concorrentes. De acordo com o levantamento, 60% dos executivos afirmaram que seus negócios desaparecerão ou apenas vão sobreviver caso não sejam feitos investimentos em novas tecnologias.
“Se olharmos para trás, vemos que isso já vem acontecendo com o desaparecimento de empresas como Nokia e Kodak. Agora, esse processo vem se acelerando com o crescimento das startups e com o surgimento de unicórnios (startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão). Hoje, um grande grupo hoteleiro não é ameaçado apenas pelo Airbnb, mas por diversas startups que vão atacando um negócio construído em uma base mais tradicional por meio de novos serviços e de muita tecnologia”, avalia o executivo da Accenture.
Se as empresas não fizerem nada, salienta Renato Improta, líder de Industry X.O da Accenture para a América Latina, vão desaparecer ou apenas brigar por preço, oferecendo commodities em vez de inovações, que são mais valorizadas.
Mesmo com tantas dificuldades, os entrevistados mostraram que estão cientes da necessidade de uma transformação digital em suas operações se quiserem alcançar seus objetivos estratégicos. Para isso, será preciso ir além dos investimentos em novas tecnologias e adotar uma série de mudanças, que passam pela força de trabalho e pela agilidade.
Segundo os executivos, a inovação com tecnologias digitais pode criar oportunidades-chave, como (pela ordem de importância mostrada na pesquisa) aumentar a eficiência operacional, entregar ao cliente uma experiência muito mais personalizada e colaborar com a possibilidade de gerar negócios. Ao atingir essas expectativas e tornar o negócio mais eficiente, os executivos esperam gerar mais receita a um custo menor. Ainda segundo os entrevistados, a transformação digital contribuirá para melhorar os níveis de produtividade e acelerar o processo de tomada de decisão.
Para ver o estudo, acesse https://www.accenture.com/br-pt/insight-industry-digital-reinvention
*Com informações do Em.com.br
Data: 25/09/2018
Hora: 6h
Seção: Economia
Autor: Paula Pacheco
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Link: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/09/25/internas_economia,991408/tecnologia-e-inovacao-america-do-sul-esta-em-busca-do-tempo-perdido.shtml