Geração Z: quem são esses jovens e como atraí-los para a sua empresa?

08/10/2018

Até pouco tempo atrás, muito se discutia sobre como as empresas deveriam lidar com a entrada dos millennials (ou Geração Y) no mercado de trabalho. Mas agora, os Millennials já estão estabelecidos e uma nova geração começa a bater na porta das empresas. A nova geração para compreendermos, é a Geração Z! Também conhecidos como “pós millennials”, ou seja, pessoas nascidas em meados dos anos 90.

O grande desafio para as empresas e gestores de Recursos Humanos agora é estudar essa nova geração, entender seus desejos e sua forma de entender o mundo, para então criar estratégias que viabilizem a atração dos melhores talentos dessa geração.

Primeiro, precisamos entender…

Quem são os jovens da Geração Z?

Os membros desta geração nasceram em meio a revolução da internet, são totalmente digitais, sociais e totalmente conectados aos seus smartphones, mas abraçam valores mais tradicionais em relação ao trabalho duro e em poupar para o futuro.

O que levar em consideração se a sua empresa deseja atrair candidatos dessa geração?

Conectividade: eles nasceram com o smartphone nas mãos. Vivem conectados e querem ser ouvidos em todas as redes. Por isso, se sua empresa quer estabelecer diálogos com os Centennials é preciso uma atuação efetiva nas redes, principalmente dando espaço para que eles possam se expressar;

Agilidade: por causa da tecnologia, eles vivem em um mundo onde as coisas podem ser resolvidas rapidamente e com uma certa facilidade. Por isso, processos morosos e burocracia não combinam com eles. Eles consideram que o tempo deles é precioso.

Aposte em soft skills: levar apenas o currículo em consideração pode ser um erro na seleção dos candidatos dessa geração. Por isso, aposte em levantar as soft skills deles, como empatia, capacidade de trabalho em equipe, entre outros aspectos;

Autonomia: esses jovens levam muito a sério à valorização individual no ambiente de trabalho e a autonomia. Por isso, vale sempre selecioná-los para vagas e posições que permitam tais características. Dessa forma, além de atrair, será mais fácil manter esses talentos;

Transparência: Como este jovem acredita em um trabalho colaborativo, ele faz questão de estar a par dos acontecimentos para que de fato possa colaborar. Mesmo que a notícia não seja boa, ele prefere saber o que está acontecendo para que ele possa jogar junto.

Sempre esperam receber feedbacks, saber no que precisam melhorar, uma vez que aprendizado é um ponto muito importante para eles.

Propósito: essa parcela da população é também bastante engajada em causas sociais, culturais e ambientais. Por isso, as empresas têm o desafio de conseguir deixar clara as suas metas e objetivos como corporação, que envolve sim faturamento e margem de lucro, mas sem deixar de mostrar propósito que existe por trás disso e que deve estar alinhado aos valores destes jovens

Games: essa geração também movimenta um mercado de bilhões de dólares no mundo, o de games. Então porque não aproveitar esse gosto natural e aplicar o mesmo conceito nos processos seletivos? Dessa forma, eles se sentiram muito mais confortáveis no momento de aplicar para uma vaga.

Flávia Queiroz — COO da Matchbox, que chega ao mercado para revolucionar a forma como empresas e jovens se relacionam e se conectam. Para isso, está investindo pesado em tecnologia, gamificação e automação, para criar soluções disruptivas para o mercado de Talent Acquisition. Graduada em Propaganda e Marketing pelo Mackenzie, iniciou sua carreira no mercado de RH na Page Talent, onde gerenciou programas de estágio e trainee por cinco anos e também foi sócia da Seja Trainee por dois anos. Hoje, sócia da Matchbox, traz seu conhecimento e experiência para ajudar a revolucionar a forma como jovens e empresas se relacionam.

*Com informações do Portal Administradores 

Data: 07/10/18
Hora: 8h10
Seção: Notícias
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