O novo perfil do empreendedor no Brasil

07/11/2018

Ter a perspectiva de uma carreira profissional em empresa ou no serviço público parece que está deixando de ser o sonho dos jovens brasileiros. Eles estão querendo, cada vez mais, a independência se tornando empreendedores desde cedo. Essa é uma das principais descobertas da pesquisa GEM 2017, o mais recente relatório divulgado pelo Sebrae/IBQP, que revelou o novo perfil do empreendedor no País.

O estudo aponta que, em 2017, o número de empreendedores entre 18 e 34 anos cresceu de 50% para 57% — um crescimento significativo — são mais 15,7 milhões de jovens querendo abrir o seu próprio negócio ou já no início de suas atividades. Ainda segundo o estudo, 30,5% dos jovens entre 24 e 34 anos estão tentando criar um negócio ou já têm um em estágio inicial (até 3 anos e meio de vida). Os números também são expressivos quando se referem a jovens entre 18 e 24 anos — 20,3% são empreendedores ou estão envolvidos com a construção de um novo negócio.

No entanto, o crescimento de empreendedores no Brasil se deve também a necessidade de buscar alternativas em momentos de crise. Segundo o Sebrae, 11,1 milhões de empresas foram criadas dentro desse contexto nos últimos 3,5 anos no país.

Ainda de acordo com o relatório, a taxa total de empreendedorismo (TTE) no Brasil foi de 36,4%. Em números absolutos o contingente de empreendedores no Brasil chega a quase 50 milhões de pessoas.

Principais causas de sucesso

Existem estudos que apontam que as principais causas do sucesso do empreendedor são atribuídas, principalmente, a diferenciação do produto ou serviço que oferecem e ao comportamento do empreendedor (40%).

Nesse sentido, Carolina Augusta, empreendedora, investidora Anjo e Cofundadora da Boomit, apontou um passo a passo para a construção de um negócio, que consiste em três etapas:

  1. checar as necessidades;
  2. realizar um estudo exploratório;
  3. validar as hipóteses.

Segundo Carolina, "o primeiro passo é checar, através de pesquisas, se existe uma demanda para o seu produto ou serviço. O estudo exploratório tem como objetivo elencar as hipóteses de possíveis problemas do seu segmento, que nada são além de suposições. Para realizá-lo são utilizadas técnicas específicas. Depois disso, é hora de entender se suas hipóteses serão validadas ou não, se aquilo que você imaginava no início do percurso faz, de fato, sentido."

Em relação ao comportamento do empreendedor Carolina cita 3 competências básicas: "adaptabilidade ou a capacidade de mudar os rumos do seu negócio de acordo com as necessidades e demandas dos clientes e mercado; constância ou capacidade de execução — cumprir metas, saber gerir seu tempo, entre outras habilidades que requerem esforço contínuo, diário e constante e humildade — estar disposto a aprender sempre e nunca estar satisfeito, ter mentores e estar aberto a novas ideias".

Para concluir, Carolina lembra aos empreendedores da importância de buscar orientação com profissionais que são referências no seu segmento, pois "contar com o direcionamento e a consistência de mentores no empreendedorismo— faz com que muitos erros sejam evitados e dá velocidade ao processo".

Programa TI Rio Empreendedor

O TI RIO também acredita no espírito empreendedor e na capacidade criativa do jovem empresário e do futuro empresário fluminense. Mas sabemos que o caminho até a abertura do seu próprio negócio, bem como a manutenção da empresa recém-criada não é uma tarefa fácil.

É pensando nisso que o sindicato lançou o Programa TI RIO Empreendedor: um programa feito pra você que não tem tempo nem dinheiro a perder.

O programa TI RIO Empreendedor consiste num pacote de serviços voltados para quem irá empreender e para as empresas jovens através de uma modalidade de associação ao TI RIO com um valor de mensalidade mais acessível – a Associação Simples.

Para mais informações sobre o programa, acesse https://www.ti.rio/info/43869/programa-ti-rio-empreendedor

* Com informações do Terra

Data: 07/11/18
Hora: 10h18
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