85% dos jovens brasileiros, entre 16 e 23 anos, deseja trabalhar com o desenvolvimento ou implementação de novas tecnologias, aponta uma pesquisa encomendada pela Dell Technologies, realizada pela Dimensional Research. O estudo, realizado em 17 países, incluindo o Brasil, mostra as expectativas e a relação da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2002) com a tecnologia no mercado de trabalho.
No Brasil, a pesquisa ouviu 704 jovens e revelou que a Geração Z aposta que os novos recursos e o volume de dados analíticos oferecidos pela tecnologia permitirão ambientes de trabalho mais justos e igualitários, que prevenirão a descriminação baseada em sexo, raça ou idade.
Além de otimistas com os benefícios que a tecnologia trará em suas carreiras, os entrevistados também apontam que trabalhar com novos formatos tecnológicos é um dos principais atrativos para entrada no mercado de trabalho – 79% dos jovens brasileiros consultados estão interessados em trabalho com tecnologia de ponta e 94% indicam que a tecnologia oferecida pelo futuro empregador será um dos fatores decisivos para escolher entre empregos similares.
O estudo aponta ainda que a Geração Z brasileira tem expectativas em relação ao trabalho que vão além da compensação financeira. A meta da maioria dos entrevistados (48%) é trabalhar em uma empresa que tenha consciência ambiental e social, enquanto 38% querem um trabalho que tenha significado e propósito, além do salário. Diferentemente do senso comum, a maioria dos jovens consultados (39%) ainda valoriza a comunicação presencial como a forma preferida no ambiente de trabalho. Curiosamente, mensagens de texto em aplicativos como WhatsApp, ficaram em último lugar.
"O estudo traça o perfil de um jovem conectado que vê a tecnologia como uma parte essencial da equação em busca do equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional", explica Diego Puerta, vice-presidente para Consumidor Final e Pequenas Empresas da Dell Brasil. "Esse contexto demanda que as empresas preparem sua estrutura de tecnologia para que combine os atributos e os benefícios que a Geração Z procura, com a segurança e confiabilidade que o negócio precisa", conclui.
* Com informações do TI Inside
Data: 12/11/18
Hora: 20h45
Seção: Internet
Autor: -------
Foto: ------
Link: http://tiinside.com.br/tiinside/home/internet/12/11/2018/geracao-z-brasileira-quer-desenvolver-novas-tecnologias-diz-pesquisa/