Como saber se um candidato se encaixa com a cultura da sua empresa?

22/01/2019

Atrair e reter talentos é um dos grandes desafios das organizações e apesar de muitas empresas enxergarem isso como uma das prioridades, a maioria ainda não entende a importância de recrutar profissionais que têm aderência a cultura corporativa. Uma vez que a empresa consegue montar um time coeso, que trabalha alinhado com os valores da organização, atingir as metas e os resultados fica muito mais fácil.

Para compreendermos como analisar se os candidatos têm aderência a cultura organizacional primeiro precisamos entender o que é, e como se forma essa cultura interna. De forma reduzida a cultura organizacional é a essência da empresa, aquilo que é percebido no dia a dia do trabalho, expressada na maneira como a organização se relaciona com o mercado, como trata seus clientes, como desenvolve seus funcionários e como esses interagem entre si. Ou seja, é um conjunto de hábitos, valores e atitudes que estão implícitos e explícitos em todas as relações e pontos de contado do negócio.

Identificar e construir essa cultura passa por observar atentamente um conjunto de fatores e influenciar positivamente aquilo que estiver coerente com a identidade da organização, bem como descontruir hábitos que são nocivos e não têm afinidade com os valores empresariais. A área de Recursos Humanos é uma norteadora dessa cultura, ela exerce papel indispensável no fomento dessas atitudes, no engajamento das pessoas e na formação de uma equipe que esteja alinhada a esse conjunto de regras e valores. 

Logo, na hora de avaliar os candidatos, um dos principais fatores que temos que ter clareza é quais são os valores da empresa que estamos trabalhando, bem como ter mapeado o que define a sua cultura organizacional. Da mesma forma, para identificar se o profissional está alinhado o recrutador precisa entender o momento de carreira que essa pessoa está vivendo, e fazer perguntas abertas sobre as escolhas de carreira que essa pessoa fez. A medida que entendemos os motivadores de carreira, a maneira como a pessoa toma decisões, as circunstâncias e situações que o profissional vive ou já viveu em sua vida, fica mais fácil traçar um perfil e entender se esse candidato tem o mesmo posicionamento que a empresa. 

Perfis psicológicos são bons norteadores, mas o feeling e a experiência do recrutador ainda são indispensáveis nesse processo. Quando ao assunto é recrutamento é muito difícil encontrar pessoas 100% alinhadas a cultura da empresa. Mas, quanto mais próximas essas estiverem dos valores, mais fácil incentivar internamente algumas características e “plantar sementes” por meio da comunicação e do feedback. 

É claro que um processo de contratação precisa fazer sentido para ambos os lados, e por isso, o candidato também precisa avaliar se a empresa e a oportunidade estão de acordo com as suas expectativas de carreira. O profissional deve avaliar o quanto o propósito da empresa conversa com seus valores pessoais e seus sonhos e objetivos de vida. É muito difícil nos entregarmos para um projeto o qual não acreditamos.

Quando a cultura organizacional não é levada em consideração as chances de contratação ser malfeita e gerar desgastes e prejuízo é muito grande. Nesse sentido as consultorias de recrutamento são parceiros muito estratégicos para o RH. De forma que quanto mais próximos os clientes e as consultorias estiverem, maior será o grau de assertividade de uma contratação, já que as informações se tornam mais consistentes e alinhadas, o que minimiza e muito as chances de erros na contratação. 

Marina Brandão — Headhunter da Yoctoo e tem mais de 7 anos de experiência no recrutamento e seleção para as áreas técnicas. Formada em Administração de Empresas e é pós-graduada em Gestão de Pessoas e Negócios.

* Texto com informações do Portal Administradores

Data: 20/01/19
Hora: 13h01
Seção: Cotidiano
Autor: ———
Foto: IStock
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