Transformação digital: reter e atrair talentos redefine o RH

06/02/2019

A capacidade de atrair e reter talentos está entre os grandes desafios enfrentados pelas empresas em todo o mundo e apesar de muitas organizações enxergarem isso como uma das prioridades e a garantia da sua sobrevivência, a maioria ainda não entende a importância de recrutar profissionais que têm aderência a cultura corporativa, avalia a headhunter da Yoctoo, Marina Bandão.

De acordo com a especialista, uma vez que a organização consegue montar um time consistente, que atua em sintonia com os valores da empresa, atingir as metas e os resultados fica muito mais simples.

Um dos desafios das corporações é avaliar se os candidatos têm aderência e identificação a cultura organizacional. Marina Brandão ressalta que é preciso entender o que é, e como se forma essa cultura interna. De forma resumida, explica a especialista, a cultura organizacional é a essência da empresa, aquilo que é percebido no dia a dia do trabalho, expressada na maneira como a organização se relaciona com o mercado, como trata seus clientes, como desenvolve seus funcionários e como esses interagem entre si. Ou seja, é um conjunto de hábitos, valores e atitudes que estão implícitos e explícitos em todas as relações e pontos de contado do negócio.

Identificar e construir essa cultura passa por observar atentamente um conjunto de fatores e influenciar positivamente aquilo que estiver coerente com a identidade da organização, bem como descontruir hábitos que são nocivos e não têm afinidade com os valores empresariais. O departamento de Recursos Humanos é um norteador dessa cultura, ele exerce papel indispensável no fomento dessas atitudes, no engajamento das pessoas e na formação de um time que esteja alinhado a esse conjunto de regras e valores.

A headhunter destaca que, na hora de avaliar os candidatos, um dos principais fatores que temos que ter clareza é quais são os valores da empresa que estamos trabalhando, bem como ter mapeado o que define a sua cultura organizacional. Da mesma forma, para identificar se o profissional está alinhado o recrutador precisa entender o momento de carreira que essa pessoa está vivendo, e fazer perguntas abertas sobre as escolhas de carreira que essa pessoa fez. A medida que entendemos os motivadores de carreira, a maneira como a pessoa toma decisões, as circunstâncias e situações que o profissional vive ou já viveu em sua vida, fica mais fácil traçar um perfil e entender se esse candidato tem o mesmo posicionamento que a empresa.

Perfis psicológicos são bons orientadores, mas a intuição e a experiência do recrutador ainda são indispensáveis nesse processo. Quando ao assunto é recrutamento é muito difícil encontrar pessoas 100% alinhadas a cultura da empresa. Mas, quanto mais próximas essas estiverem dos valores, mais fácil será incentivar internamente algumas características e “plantar sementes” por meio da comunicação interna e do feedback.

Para a headhunter um processo de contratação precisa fazer sentido para ambos os lados, e por isso, o candidato também precisa avaliar se a empresa e a oportunidade estão de acordo com as suas expectativas de carreira. O profissional deve avaliar o quanto o propósito da empresa conversa com seus valores pessoais e seus sonhos e objetivos de vida.

* Texto com informações do portal Convergência Digital

Data: 05/02/19
Hora: ———
Seção: Carreira
Autor: ———
Foto: Internet
Link: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=49997&sid=46#.XFrGMc9KifU