Transformação digital: INSS terá chatbot capaz de atender até 100 mil pedidos de informação por dia

13/02/2019

É bem verdade que o governo brasileiro entrou atrasado na corrida da transformação digital se comparado a outros países, admitiu o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do governo federal, Luiz Felipe Salin Monteiro. No entanto, está trabalhando para quintuplicar os investimentos para ter pelo menos 1000 novos serviços 100% digitais em um prazo de 24 meses. Atualmente, apenas três em 100 serviços são considerados 100% digitais e apenas 845 têm alguma parte digitalizada. No total, o governo federal contabiliza 2855 serviços ao cidadão.

“É muito pouco, sabemos disso. Boa parte disso termina na busca pessoal do cidadão às unidades de atendimento. Hoje, um serviço público é entregue ao cidadão em 46 dias. É muito tempo. O esforço da digitalização existe. Em 2017, o governo investiu R$ 8 bilhões em tecnologia. Parece muito, mas foi pouco para o que precisamos fazer”, sustentou Luiz Felipe Monteiro, em apresentação no evento Microsoft AI + Tour, realizado em São Paulo, nesta terça-feira, 12/02.

Um dos cases de transformação digital apresentados pelo governo durante o evento da Microsoft é o do INSS, com a Dataprev à frente. De acordo com Monteiro, apenas 17% dos benefícios solicitados, hoje, são gerados automaticamente. “Temos que ampliar isso com o cruzamento de mais bancos de dados”, afirmou. Só que segundo Monteiro, apenas 30% das demandas do INSS são referentes à concessão de benefícios. A maioria pede informações básicas.

“A maioria quer saber o que fazer, como fazer, quer uma certidão simples. E a situação do atendimento precário ao cidadão pode se complicar porque metade dos funcionários do INSS ( são 13 mil)  pode se aposentar a partir deste ano. Se hoje o atendimento já não é bom, imagina sem metade desses profissionais?”, indagou.  A estratégia para suprir essa ausência é o maior uso da Tecnologia. 

O governo está  criando algoritmos para modernizar esse atendimento. Um dos projetos em andamento – ainda não há data para entrar em operação oficial – é a criação de um chatbot, por meio de Inteligência Artificial da Microsoft, capaz de atender até 100 mil pedidos de informação por dia.

“Esse chatbot terá a missão de conhecer o cidadão, de permitir que ele tenha atendimento sem sair de casa ou largar o celular. A tecnologia tem esse poder transformador. Além desse há outros 30 projetos com IA em andamento no governo em diversos órgãos”, pontuou ainda o secretário de governo digital.

Mais do que investir em digitalização, um dos desafios do governo na jornada digital, acrescentou ainda Luiz Felipe Monteiro, é o de coordenar esforços para que os mais de 10 milhões de servidores públicos - federais e estaduais – incorporem a cultura da transformação digital.

*Texto com informações do Portal Convergência Digital

Data: 12/02/19
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Seção: Governo
Autor: Ana Paula Lobo
Foto: Internet
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=50046&sid=11