Um novo levantamento realizado pela Juniper Research revelou que o desempenho de chatbots cada vez mais eficientes deve resultar em significativa economia nos custos operacionais do setor bancário. Globalmente, a cifra que deve ser economizada pode chegar a US$ 7,3 bilhões. Na prática, isso representa 862 milhões de horas até 2023.
De acordo com a pesquisa, "AI em Fintech: Roboadvisors, Lending, Insurtech & Regtech 2019-2023" os chatbots podem reduzir os custos operacionais excessivos dos serviços financeiros, resolvendo as consultas dos clientes de maneira totalmente automatizada. Conforme o NLP (Natural Language Processing) evolui e a especialização de domínio é adicionada aos sistemas de inteligência artificial, os chatbots estão demonstrando um histórico comprovado de entrega de serviços contínua, que impulsionará a adoção por instituições financeiras inicialmente céticas. Isso se reflete em um crescimento de quase 3.150% em interações bem-sucedidas de bate-papo bancário entre 2019 e 2023.
Chatbots em aplicações bancárias se tornando dominante
A integração do Chatbot em aplicativos bancários móveis será o canal dominante para comunicações com clientes comandadas pelo chatbot, respondendo por 79% das interações bem-sucedidas em 2023. Esse domínio é devido a vários motivos, principalmente um aumento na preferência do usuário por serviços bancários baseados em aplicativos.
Avaliação de sinistros de seguros revolucionada pela AI
O levantamento também mapeou o impacto da inteligência artificial na gestão de sinistros, de modo que a redução de custos deve atingir quase US$ 1,3 bilhão até 2023 re relação a apólices de seguro auto, vida, prosperidade e seguro de saúde.
Neste contexto, os chatbos devem automatizar a coleta de dados pós-acidente, usando IA para a análise de detalhes e imagens fornecidos com o uso de visão computacional. De quebra, essas práticas devem economizar recursos de seguradoras e reduzir o tempo para reclamar de liquidação, o que resulta em melhor desempenho na fidelidade de consumidores.
* Texto com informações do Portal TI Inside
Data: 25/02/19
Hora: 10h12
Seção: Notícias
Autor: ———
Foto: Internet
Link: http://tiinside.com.br/tiinside/25/02/2019/chatbots-vao-reduzir-custos-operacionais-dos-bancos-em-us-73-bilhoes-ate-2023/