8 práticas para retenção de talentos na sua empresa

26/02/2019

A maioria das empresas apresentam um discurso ativo de valorização de seus colaboradores, mas nem todas investem em práticas ou políticas que visam à permanência destes na organização. É por isso que a retenção de talentos continua sendo um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores de Recursos Humanos.

É importante ter em mente que, quando um colaborador é contratado, ele receberá treinamento, conhecerá a filosofia e os objetivos organizacionais e isso consumirá não só recursos financeiros, mas também humanos. Então, nada melhor que todo esse esforço seja transformado em resultados para a sua empresa. Não é?

Se o seu objetivo é reter talentos para ter retorno de seus investimentos, confira a seguir 8 melhores práticas para essa missão!

1. Estímulo de colaboradores
O desafio de muitas empresas é estimular a chamada geração “Y”, composta por profissionais nascidos entre 1980 e 1990, que têm como característica marcante a necessidade de estímulo. É necessário investir na capacidade desses funcionários e criar um ambiente propício à inovação. É preciso criar projetos, metas e formas de valorizar os conhecimentos desses indivíduos.

Para estimular os colaboradores, não há outro caminho senão o conhecimento. Embora a motivação da geração Y seja o tema do momento, não se deve esquecer que a hierarquia das organizações hoje é composta por diversas gerações: Baby Boomers, a Geração X e os Millenials.

Portanto, é uma ilusão acreditar que uma única proposta conseguirá engajar esses três grupos que viveram momentos sociais tão diferentes e possuem expectativas que muitas vezes são opostas quanto ao sucesso na carreira.

Conhecer cada uma dessas gerações e oferecer exatamente o que elas esperam é o caminho para manter os melhores em seu quadro de funcionários.  

2. Planos de carreira
O constante estímulo à criatividade deve ser seguido de um bom plano de carreira e de remuneração. Os funcionários deverão conhecer muito bem a companhia e tudo que ela tem a oferecer.

Eles devem estar conscientes do que a empresa espera deles e o que poderá ser feito para que alcancem seus objetivos de crescimento dentro da organização. É necessário reconhecer um bom funcionário e mostrar a ele como sua carreira poderá contribuir.

3. Valorização do indivíduo
Além da crescente necessidade por novos desafios, a nova geração de funcionários precisa constantemente de estímulos e do sentimento de que são importantes para a organização. Depois de definidos os projetos e metas, os indivíduos devem se sentir desafiados.

Após a execução de determinada tarefa o funcionário precisa sentir que faz parte da empresa e que é fundamental para aquela função.

Descubra o que faz aquele seu colaborador se sentir realmente valorizado. Após isso, faça com que ele entenda que os resultados o tornam relevante para a empresa, aumente suas responsabilidades e demonstre confiança nele.

4. Comunicação Organizacional
A comunicação organizacional deve ser clara e objetiva. Os colaboradores devem sempre estar incluídos em comunicados envolvendo seus projetos ou departamentos.

Isso faz com que o funcionário sinta que é parte importante do negócio, motivado pelo conhecimento de todas informações.

5. Ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho desempenha um papel de destaque para reter talentos. As pessoas precisam sentir que o ambiente de trabalho é acolhedor e feliz.

É possível melhorá-lo em pelo menos dois aspectos: decoração e clima organizacional. O primeiro diz respeito à estrutura física e o segundo à administração de pessoas.

Em muitas empresas, a própria decoração e disposição do mobiliário faz com que as pessoas tenham a ideia de que o local de trabalho é um ambiente frio e despersonalizado, o que contribui para que elas não se sintam realmente acolhidas naquele espaço.

Permitir um certo nível de personalização e inserir objetos que tornem o espaço mais humanizado contribui para que as pessoas tenham a percepção de um ambiente receptivo. Quando os profissionais se sentem bem em um lugar, eles produzem melhor e desejam permanecer.   

6. Clima organizacional
Ainda em relação ao ambiente de trabalho, é importante prestar atenção ao clima organizacional. O autoritarismo, a pressão excessiva por resultados e a competitividade desmedida repelem os talentos da sua empresa.

Especialmente no século XXI, quando grande parte da geração Y chegou ou está chegando ao mercado de trabalho, esses instrumentos de “motivação” simplesmente não funcionam e acabam empurrando seus colaboradores mais promissores para os braços dos concorrentes.

Esta geração está muito mais preocupada com a qualidade de vida do que com cargos e salários. Além disso, para motivá-los, é fundamental uni-los em torno de um senso de propósito, um significado mais amplo para as tarefas do dia a dia.

7. Remuneração
É possível notar que, ao contrário do que já se acreditou, a remuneração não pode ser considerada o único atrativo para reter talentos. Mas isso não quer dizer que ela não faça parte do processo!

Além de valorizar o funcionário, oferecer um ambiente inovador e aconchegante é preciso desenvolver planos de remuneração de acordo com o plano de carreira. Ou seja, é preciso valorizar conforme as responsabilidades e as metas assumidas, mas que seja compatível com o mercado e com a empresa em questão.

8. Oportunidades de crescimento
Os colaboradores talentosos costumam ser inquietos. Eles sempre querem realizar mais, apresentar uma qualidade maior de serviços e serem reconhecidos como referências no mercado por isso.

Então, para aumentar as chances de permanência desse tipo de funcionário, é preciso oferecer oportunidades de crescimento pessoal e destaque profissional. Treinamentos, participação em convenções e a delegação de desafios fazem com que se sintam permanentemente estimulados.

A monotonia, a impossibilidade de vislumbrar oportunidades de crescimento e a necessidade de se adequar a uma rotina sem possibilidade de inovação são formas eficientes de afastar um funcionário talentoso de sua empresa.

Reter talentos em uma empresa faz parte de um processo em que a valorização dos colaboradores deve ser constante e alinhada aos objetivos da organização. As novas gerações precisam de constante estímulo, ambiente diferenciado de trabalho e estabelecimento de metas e objetivos que possam ser alcançados e recompensados.