“Talentos só permanecem nas empresas se estiverem satisfeitos e motivados”, afirmou Marcia Bontorim, durante a segunda edição do Encontro de RH para RH, realizado pelo TI Rio (Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro) nesta quinta-feira, dia 9. A gerente de Recursos Humanos do Sebrae/RJ fez uma palestra e participou de uma roda de conversa com profissionais do setor representantes de empresas filiadas ao sindicato.
O diretor do TI Rio e coordenador dos encontros, Luis Carlos Sá de Carvalho, disse que eles surgiram para atender a demandas identificadas na pesquisa sobre a atuação do RH nas empresas de TI do estado realizada no ano passado: “A aproximação com setores vitais das empresas, possibilita uma rica troca de experiências tanto entre as nossas associadas quanto com o próprio TI Rio, que atua como catalizador das demandas e busca aprimorar cada vez mais seu atendimento.”
Camila Santos, gerente nacional de RH da Montreal Informática, destacou a interatividade no encontro. “Pudemos ver e trocar com empresas de realidades diferentes, o que, pra mim, foi surpreendente e muito bom. Quero participar das próximas edições”. Na mesma linha Carla Peres Ferreira, da LDSoft, parabenizou a iniciativa do TI Rio e destacou a troca de experiências como forma de contribuição para novas soluções.”
Conhecer para reter – Segundo Márcia Bontorim o ponto base dos setores de RH para a retenção dos profissionais nas empresas é conhecê-los. Para tanto, devem traçar um quadro com as características de cada um. Conhecer suas formações, expectativas, experiências, diferenças geracionais etc. Dessa forma, as empresas podem criar condições favoráveis à permanência de seus colaboradores. “Independentemente da geração, seja baby boomer, X, Y, Z, qual for, o importante na retenção é que a pessoa se sinta bem. Esteja confortável na empresa e com isso as propostas do mercado se tornam menos atrativas”.
Márcia diz que o processo de retenção começa na hora da seleção do empregado, quando a empresa deve buscar profissionais com perfis que se adequem às suas características e necessidades. Ela lembrou ainda o papel fundamental dos líderes, que devem conseguir identificar as demandas dos seus subordinados independentemente da geração à qual pertençam, e fazer todos caminharem em conjunto. A comunicação aberta sobre os propósitos da empresa e que permita aos empregados entenderem o impacto de suas atividades para o conjunto dos resultados, também foi apontada por Márcia como essencial na retenção.
A comunicação, diz, faz com que o empregado tenha maior sentimento de pertencimento e quando ela ocorre em mão dupla facilita a troca de conhecimentos e estimula o surgimento de ideias. Esse processo estimula e facilita manutenção dos colaboradores.
Quanto às questões legais para adoção de formas flexíveis nas jornadas de trabalho, numa adequação às exigências do mercado, Márcia aposta na negociação. “Temos que nos adaptar à realidade atual, que envolve home office e jornadas flexíveis, por exemplo. Mas também temos uma legislação a respeitar e novidades nos controles, como o esocial. Então, o que recomendo é a negociação com os sindicatos. Dessa forma alcançamos a segurança jurídica necessária”.
Outra orientação de Márcia no sentido da retenção dos talentos é a adoção de sistemas de reconhecimento e recompensas. Ela considera necessário reservar verba para ações de meritocracia para além da remuneração financeira. Essas podem ocorrer por meio de pagamento de cursos de especialização, de idiomas, de mestrados ou doutorados, viagens, programas de reconhecimento que envolvam acesso a profissionais distantes hierarquicamente, como por exemplo, um almoço ou jantar privado com o principal executivo da empresa.
Para o melhor ambiente coletivo recomenda ações de impacto que demandem investimentos reduzidos, como as esportivas/recreativas. Desde um pic nic com a presença de familiares e atrações para os filhos, a caminhadas, trilhas, passeios de bicicleta, aulas de yoga, meditação, judô. Todas com o intuito de estimular a sensação de que para a empresa cada um dos colaboradores é importante.
Destaca que independentemente da geração, o importante para a retenção é que a pessoa se sinta bem na organização.
Próximo encontro - Luis Carlos anunciou que no próximo dia 03 de junho, quando é comemorado o dia do profissional de RH, será lançada uma nova edição da pesquisa RH realizada pelo TI Rio há 14 anos. No mesmo dia acontecerá a terceira edição do Encontro de RH para RH, com o tema “plano de cargos e salários” Clique aqui e confirme sua inscrição.