Empresa registrou lucro operacional de 2,97 bilhões de dólares, segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira.
Em 2008, as vendas consolidadas da LG Electronics em todo o mundo aumentaram 18,4%, totalizando 46,39 bilhões de dólares. O lucro operacional no ano chegou a 2,97 bilhões de dólares, segundo comunicado divulgado pela empresa nesta quinta-feira (22/01).
No quarto trimestre, as vendas e o lucro operacional globais aumentaram 22,5% em relação ao ano anterior, chegando, respectivamente, a 9,82 bilhões de dólares e 74,16 milhões de dólares. No último trimestre de 2008, as vendas globais foram quase 10% maiores que a média anual.
Para 2009, a estratégia da LG será fortalecer ações de marketing, especialmente das atividades focadas na marca e nas linhas de produtos, manter os investimentos em P&D e aperfeiçoar seus sistemas de controle de custos.
A área de celulares da empresa registrou 3,3 bilhões de dólares em vendas, resultado 34,6% maior que o do ano anterior. As vendas de aparelhos chegaram a 3 bilhões de dólares, crescendo, respectivamente, 40,3% e 16,5%, se comparadas ao ano e ao trimestre anteriores. Em 2008, a LG assumiu a terceira posição entre os principais fabricantes de celular do mundo, com 100,7 milhões de unidades vendidas contra 80,5 milhões de unidades em 2007.
Na área de informática, as vendas cresceram 11% e 15% em relação ao ano e trimestre anterior, o que significou um resultado de 0,93 bilhão de dólares, com lucro e margem operacional de 3 milhões de dólares e 0,3%, respectivamente.
No segmento TV, as vendas chegaram a 3,39 bilhões de dólares, um aumento de 16,4% em relação ao ano anterior. No entanto, o lucro operacional global registrou uma perda de 10 milhões de dólares. Segundo a empresa, a diminuição foi causada, principalmente, devido à queda repentina nos preços das TVs e ao desaquecimento nas vendas de displays de plasma, que caíram 44% e 24% no ano e no trimestre respectivamente.
Em contrapartida, as vendas de TVs digitais de tela fina subiram 22% no ano e 26% no trimestre. A LG acredita que a demanda global em 2009 será similar à de 2008, resultado da crescente procura por TVs de tela fina menores, especialmente nos mercados emergentes.
Site: Computerworld
Data: 23/01/2009
Hora: 10h36
Seção: Negócios
Autor: -------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/01/23/receita-da-amd-cai-34-no-quarto-trimestre-de-2008-para-us-1-16-bi/