O LSI-TEC Nordeste, através da Design House (DH), trabalhou com a empresa Americana Entropic Communications, projetando a parte digital usada no Sintonizador Avançado de Canais de Televisão em silício. Este sintonizador foi lançado na CES Internacional, evento realizado no início do ano, nos Estados Unidos, e funciona para vários padrões de TV: analógica, ATSC, DVB e ISDB (no Brasil chamado de SBTVD – Sistema Brasileiro de TV Digital).
O projeto do circuito integrado (CI) foi desenvolvido durante um ano e meio, por aproximadamente 10 profissionais, e envolveu tarefas como: HDL (Hardware Description Language), a verificação, síntese, inserção do teste, análise de ATPG (Automatic Test Pattern Generation), de LEC (Logic Equivalence Checking), de STA (Static Timing Analysis) e de consumo de potência.
Segundo o diretor técnico da DH Nordeste Eng. Venkata Raja Gosula, o grande diferencial deste chip é sua versatilidade de programação tornando-se o chip mais avançado do mercado (Multimode Hybrid).
"A participação de toda a equipe técnica da DH Nordeste no curso de formação de profissionais em projeto de circuito integrado digital, oferecido pelo MCT e no próprio projeto com a Entropic, possibilitou o domínio no desenvolvimento do chip digital para o sintonizador de TV. A partir daí temos expertise para atender o mercado brasileiro e internacional", ressaltou André Ferreira Gonçalves de Abreu, gerente de negócios do LSI-TEC Nordeste.
A Entropic Communications é uma empresa de semicondutores sediada em San Diego, CA, EUA, que projeta, desenvolve e introduz no mercado soluções que habilitam entretenimento domiciliar conectando diversos equipamentos. As tecnologias da empresa mudam significativamente a maneira que vídeos de televisão de alta definição e outros tipos de multimídia tais como filmes, música, jogos e fotos são distribuídos nas residências.
Do Nordeste para o mundo
O LSI-TEC Nordeste abriga a Design House de ASIC do programa CI-BRASIL do Ministério da Ciência e Tecnologia. Desenvolve projetos de ASIC Digital para empresas internacionais de semicondutores, além de projetar sua própria propriedade intelectual (IP). Também trabalha com as empresas locais de tecnologia para incrementar o mercado Brasileiro de Microeletrônica.
Atualmente o LSI-TEC Nordeste está trabalhando em projetar o IP para a tecnologia de Celular da próxima geração (3GPP LTE PHY), com um parceiro americano que proverá o sistema e com outras empresas baseadas nos E.U.A., elaborando projetos de pesquisa e desenvolvimento de ASIC (Application Specific Integrated Circuit).
Conforme o Prof. Wilhelmus Van Noije, Vice-Presidente, a cooperação da DH Nordeste com a Entropic foi muito importante, pois mostra a capacitação e qualificação técnica dos projetistas de CIs do LSI-TEC e a mão de obra qualificada existente no Brasil.
"O nosso grupo de projetistas está adquirindo experiência em nível internacional e nacional, possibilitando a geração de soluções inovadoras para os produtos eletrônicos com maior valor agregado e mais competitivos", conclui.
Site: Convergência Digital
Data: 30/01/2009
Hora: 12h00
Seção:Inovação
Autor: ------
Link: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=17597&sid=3