Nova York - Balanços divulgados mostram perdas ou queda de receita e foram acompanhados por anúncios de cortes de funcionários em diversas companhias.
Quem estava esperando boas notícias financeiras envolvendo a indústria de tecnologia da informação se decepcionou na última semana. As divulgações de resultados continuaram a envolver anúncios de demissões, como nos casos de SAP, IBM, Sprint, AOL, Citrix, Texas Instruments e Kodak, além de prejuízos e perda de receita.
Culpando a crise econômica, poucas empresas se arriscaram em divulgar previsões para 2009 e, mesmo as corajosas, acabaram revisando para baixo suas perspectivas.
Apesar das empresas de hardware estarem sendo consideradas como as que mais serão afetadas pela crise, o setor de software não foi poupado. A SAP, na quarta-feira (28/01), divulgou planos de cortar 3 mil funcionários, mesmo tendo registrado um dos melhores resultados entre as empresas de tecnologia, com crescimento de 13% no lucro líquido, que fechou o quarto trimestre de 2008 em 1,13 bilhão de dólares.
“Desde setembro estamos conversando sobre uma nova realidade na economia mundial”, afirmou Léo Apotheker, co-CEO da SAP, durante conferência para divulgação dos resultados da companhia.
A Citrix, também na quarta-feira, afirmou que planeja reduzir em, aproximadamente, 10% sua força de trabalho. O lucro da empresa no quarto trimestre do ano passado caiu de 62,3 milhões de dólares para 60,1 milhões de dólares.
Uma das poucas empresas que apresentou previsões para 2009, até certo ponto, otimistas, a IBM acabou confirmando as notícias sobre demissões na companhia. Não foram divulgados números exatos, mas a empresa deve cortar 1,4 mil funcionários na área de software e outros 1,44 mil no setor de vendas e distribuição, segundo entidades sindicais.
Por conta da recessão americana, as empresas voltadas para usuários finais estão sendo muito impactadas. A Sony divulgou queda de 95% nos lucros do quarto trimestre, que fechou em 115 milhões de dólares. A crise econômica acabou derrubando as vendas, principalmente de câmeras digitais, câmeras de vídeo e PCs.
Na área de hardware, a Toshiba disse que espera registrar prejuízo pela primeira vez em sete anos. A fabricante reduziu as previsões para seu ano fiscal, que se encerra em março, após reportar perdas de 1,3 bilhão de dólares no quarto trimestre de 2008.
Os fabricantes de servidores também não estão bem. A Sun Microsystems registrou queda de 11% na receita do trimestre, que ficou em 3,22 bilhões de dólares, e prejuízo de 209 milhões de dólares no período.
A mesma realidade é enfrentada pelos fabricantes de chips. A Texas Instruments divulgou, na segunda-feira (26/01) que vai cortar em 12% o número de funcionários, o equivalente a 3,4 mil trabalhadores. A companhia registrou queda de 86% no lucro e de 30% nas vendas do último trimestre. Já a Qualcomm anunciou queda de 56% no lucro do período, que foi de 341 milhões de dólares.
Os poucos fornecedores de tecnologia que apresentaram boas notícias, se depararam com alguns contratempos. A EMC, na quinta-feira (29/01), divulgou receita recorde de 4,02 bilhões de dólares no quarto trimestre de 2008. Mas, por conta de custos de reestruturação, o lucro líquido da companhia caiu de 526 milhões de dólares em 2007 para 288 milhões de dólares no ano passado.
Gastos com planos de reestruturação também levaram o Yahoo a divulgar prejuízo líquido de 303 milhões de dólares no trimestre, em comparação com lucro de 206 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior. Excluindo estes custos, a companhia teria registrado lucro de 238 milhões de dólares, ou 17 centavos de dólares por ação, 4 centavos de dólar acima das expectativas dos analistas.
A Amazon, também na quinta-feira, conseguiu trazer boa notícia para o setor de comércio eletrônico ao reportar lucro líquido de 225 milhões de dólares no quarto trimestre de 2008, ante 207 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior. As vendas cresceram 18%, totalizando 6,7 bilhões de dólares.
Recentemente, empresas de pesquisas divulgaram previsões de cortes nos gastos globais com tecnologia. Companhias como a Forrester Research agora esperam um declínio nos investimentos. Levando em consideração as decepcionantes notícias sobre resultados nas duas últimas semanas e a falta de visibilidade dos fornecedores em relação aos planos de seus clientes, pode ser apenas uma questão de tempo para os analistas reduzirem de novo suas previsões.
Site: Computerworld
Data: 30/01/2009
Hora: 17h09
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/01/30/crise-empresas-de-tecnologia-apresentam-resultados-preocupantes/