Por ComputerWorld/EUA
Framingham - VP de engenharia afirma que próximo passo para desenvolvimento do Windows 7 é divulgação pública da sua versão Release Candidate.
A Microsoft confirmou nesta sexta-feira (30/01) que tomará o caminho não usual de ir direto do primeiro beta para a versão Release Candidate (RC) do Windows 7, próxima versão do popular sistema operacional.
O vice-presidente sênior do grupo de engenharia do Windows, Steven Sinofsky, se negou a estipular um prazo para o resto do desenvolvimento do Windows 7.
"Esta não é a maneira de anunciar a data de lançamento ou mudanças de planos ou em processos já descritos anteriormente", afirmou ele em um longo post no blog da divisão.
Ainda que a Microsoft já tivesse adiantado que possivelmente pularia o segundo beta direto para o release candidate, Sinofsky confirmou e detalhou o plano, sugerindo que, assim como não haverá um beta 2, a Microsoft também não divulgará um RC2.
"Nesta etapa, seremos bastante seletivos sobre quais mudanças serão feitas entre a versão RC e o produto final, e vamos comunicá-las claramente a todos. Agiremos nas questões mais críticas", afirmou.
"O ponto do Release Candidate é que todos estejam prontos para o lançamento e que existe tempo entre o RC e a divulgação para fabricantes de micros e integradores".
A Microsoft geralmente faz com que seus novos sistemas operacionais passem por múltiplos betas e release candidates. Para o Windows Vista, por exemplo, foram dois betas e dois release candidates durante seu desenvolvimento.
A companhia já demonstrou claramente que está acelerando o processo de desenvolvimento de seu sistema. O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, já prometeu no começo de 2007 que não demoraria de novo 5 anos (tempo entre o Windows XP e o Vista) para que uma nova versão chegasse às prateleiras.
Tal qual o beta, a versão RC será oferecida para o público, indicou Sinofsky. "Esperamos, baseados em nossa experiência com o beta, que um grande número de usuários esteja interessado em testar o sistema".
Enquanto a Microsoft prolongou por duas semanas o prazo de download do beta do Windows 7, o interesse no preview foi grande o suficiente para congestionar os servidores da companhia em sua estreia.
Mesmo com o detalhamento do processo de desenvolvimento, Sinofsky se negou a definir uma data precisa de lançamento do Windows 7.
Como é prática sua, a Microsoft não oferecerá a versão final - chamada de RTM, sigla em inglês para "lançamento para fabricantes" - imediatamente após o anúncio de que o software está pronto.
O atraso, explica o executivo, é para dar aos fabricantes a oportunidade de instalar o novo sistema em seus micros e que as máquinas cheguem em tempo nas lojas.
Site: IDG Now!
Data: 02/02/2009
Hora: 08h10
Seção: Computação Pessoal
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2009/01/30/ms-confirma-que-windows-7-tera-apenas-mais-uma-versao-rc-para-testes/