Nesta terça-feira (3/2), os municípios fluminenses de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Piraí e Pinheiral devem regulamentar o capítulo cinco da Lei Geral, que trata de compras governamentais. Na prática, isto significa que, em caso de empate numa licitação entre uma micro e uma grande empresa, a micro tem preferência de contratação.
A lei prevê ainda que as licitações para compras de até R$ 80.000 podem ser feitas com a participação exclusiva de micro e pequenas empresas e permite a subcontratação de micro e pequenas empresas por aquelas de maior porte vencedoras de licitações públicas em até 30% do valor total do contrato.
Empreendedores informais desses municípios também poderão ser beneficiados com menor carga tributária e menos burocracia, segundo a Agência Sebrae de Notícias. Isso porque os prefeitos encaminharão às câmaras locais um projeto de lei que regulamenta a emissão de alvará ao Microempreendedor Individual (MEI). Trata-se de uma nova figura, que amplia os benefícios da Lei Geral.
Site: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Data: 02/02/2009
Hora: ------
Seção: Notícias – Leis e Taxas
Autor: ------
Link: http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1695624-2920,00.html