Em coletiva de imprensa online realizada na tarde desta quarta-feira (4), Rodolpho Cardenuto, presidente da SAP América Latina e presidente interino da SAP Brasil, divulgou os resultados financeiros da companhia para o ano fiscal de 2008. A companhia encerrou 2008 com receita global de 11,6 bilhões de faturamento total, sendo 8,46 bilhões de euros obtidos em software e serviços relacionados (SSRS).
Segundo ele, o número representa alta de 15% na receita de vendas de licen,as de software no período. O faturamento oriundo de SSRS teve incremento de 20% no ano passado, na comparação com 2007. Sem revelar números, Cardenuto disse apenas que os negócios da SAP no Brasil tiveram alta de 11,4% em 2008, enquanto México e região do Caribe registraram 26% de crescimento e os demais países da região, 9,6%.
Mencionando números da IDC, o executivo disse que a SAP possui 43% de market share no setor de ERP na América Latina, 45% do mercado de CRM e 39% dos negócios em SCM. "Um dado interessante é que 37% da receita da SAP em 2008 foi proveniente de novos clientes migrando de soluções concorrentes para os nossos aplicativos", celebra Cardenuto.
Um dos destaques para a região, na visão do executivo, foi o crescimento de 43% nas vendas de licenças para as soluções de inteligência de negócios - aqui estão as ferramentas comercializadas a partir da compra da Business Objects. No Brasil, especificamente, Cardenuto destacou o crescimento de 71% na área de SCM (Supply Chain Management).
Crise e demissões também foram temas do encontro virtual. Recentemente, a SAP anunciou que demitirá cerca de 3 mil funcionários até o final de 2009. Segundo Cardenuto, as demissões anunciadas recentemente terão a contribuição das operações brasileiros. "Espero que essa participação seja inferior à proporção e representatividade do mercado da região para os negócios da empresa", disse o executivo, sem mencionar o número de profissionais que devem ser cortados por aqui. Por outro lado, o presidente interino da SAP Brasil lembrou que a empresa prevê investimentos locais também, incluindo aqueles realizados na formação de profissionais, por meio do programa SAP Professionals, e em parceiros de negócios.
Durante o encontro virtual, a SAP também detalhou a Business Suite 7, cujo lançamento está previsto para abril deste ano. A nova versão do aplicativo integrará recursos de business intelligence obtidos a partir da aquisição da Business Objects, além de ferramentas de CRM, SRM, SCM e PLM. O destaque da Business Suite 7 fica por conta de seu design modular, que permite às empresas escolherem os recursos que desejam ter disponíveis. A proposta seria facilitar a aquisição de seus aplicativos pelas empresas interessadas em otimizar processos e desempenho, sem a necessidade de realizar altos investimentos de uma só vez.
15 anos na América Latina
Em 2009, a SAP, fundada há 36 anos, completa 15 anos de operações na América Latina. Um breve raio-x da região realizado por Cardenuto dá conta que atualmente a carteira de clientes da SAP é composta por 7.600 clientes, sendo que, ao fim de 2008, 1.941 deles estavam no Brasil. No ano passado, a companhia conquistou 1.200 novos clientes na América Latina e registou alta de 22,2% no número de novos contratos.
Cardenuto afirma que o foco este ano será dado à Business Suite 7, bem como às plataformas de Inteligência de Negócios. Os esforços da empresa também serão destinados à migração de clientes para a arquitetura SOA, na qual a nova suíte está baseada. Além disso, a empresa trabalhará junto aos parceiros de negócios para ganhar mercado. "Continuaremos estreitando o relacionamento com nossos mais de 400 parceiros na América Latina", afirma o presidente da SAP para a região.
Para crescer no mercado de pequenas e médias empresas, Cardenuto disse que a SAP deve ampliar o número de parceiros financeiros no País. Atualmente, oferece financiamentos por meio de parcerias com Aymoré e Banco Itaú.
À propósito, Cardenuto afirmou que a América Latina foi a terceira região de maior crescimento para a SAP Financials no mundo. "O volume financiado teve alta de 169% em 2008 e as transações cresceram 65% na comparação ano a ano", detalhou.
Para o ano de 2009, mesmo em meio à crise econômica global, o executivo mostrou-se confiante nas operações da SAP na região. "Espero que consigamos manter em 2009 o crescimento de dois dígitos registrado em 2008", limitou-se a dizer.
Site: Convergência Digital
Data: 04/02/2009
Hora: -------
Seção: Negócios
Autor: Fernanda Ângelo
Link:
http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=17667&sid=5