Mobilidade insegura

09/02/2009

Estudo anual "Motorola AirDefense" mostra que 20% a mais de varejistas estão melhorando a segurança de rede. Cerca de 44% dos dispositivos sem fio utilizados em lojas de varejo, como notebooks, computadores móveis e leitores de código de barras podem estar com a segurança em risco.

Apesar de alto, o índice teve redução se comparado ao levantamento de 2007, que mostrou vulnerabilidades de segurança em 85% dos dispositivos sem fio.

O estudo inclui uma análise sobre a segurança de dados sem fio em mais de 4 mil estabelecimentos, em cidades de alta concentração de comércio varejista, como Atlanta, Boston, Chicago, Los Angeles, Nova York e São Francisco, nos Estados Unidos; Paris, na França; Seul, na Coreia do Sul; e Sydney, na Austrália.

As vulnerabilidades de segurança em redes sem fio normalmente ocorrem em função de um sistema fraco de criptografia, vazamento de dados, pontos de acesso configurados de forma incorreta e licenças de ponto de acesso (AP) desatualizadas.

Os varejistas de Los Angeles e Nova York implantaram criptografia em 77% de seus pontos de acesso sem fio. Os de Paris ficaram em segundo lugar, com 76%. Os de Londres e Boston ficaram em último lugar, com 51% e 60%, respectivamente. A avaliação foi realizada durante o terceiro e quarto trimestres de 2008.

Site: B2B Magazine
Data: 06/02/2009
Hora: 14h50
Seção: Convergência
Autor: ------
Link: http://www.b2bmagazine.com.br/web/interna.asp?id_canais=4&id_subcanais=20&id_noticia=23604&nome=&descricao=&foto=&colunista=1&pg=