David Porter foi nomeado vice-presidente das lojas do varejo da empresa.
A rival Apple tem mais de 200 lojas em todo o mundo.
A Microsoft anunciou planos de abrir sua própria cadeia de lojas da marca, como uma forma de fazer frente à rival Apple, que tem sido bem-sucedida em seu movimento rumo ao varejo.
A maior companhia de software do mundo, que também desenvolveu o console de videogame Xbox 360 e o tocador de música digital Zune, não informou quantas lojas pretende abrir com a sua marca ou quais linhas de produtos pretende vender.
As decisões serão tomadas por David Porter, executivo egresso da DreamWorks Animation que a Microsoft nomeou como vice-presidente das lojas do varejo.
Porter, que também foi gerente da rede Wal-Mart, vai se reportar diretamente ao diretor de operações Kevin Turner.
Tempo de crise
O movimento da Microsoft rumo à abertura de lojas próprias, amplamente aguardado pelo mercado, chega em um momento em que os gastos dos consumidores estão sob enorme pressão diante da recessão, levando, inclusive, a cadeia de eletrônicos Circuit City ao colapso.
Uma tentativa similar da fabricante de computadores Gateway de abrir lojas próprias anos atrás não teve sucesso.
A Microsoft, afetada pela fria recepção do mercado ao seu mais recente sistema operacional Vista, enfrenta acirrada competição da Apple, que também atua no segmento de computadores pessoais e domina o mercado de música digital através da linha iPod.
As lojas da Apple, que hoje somam mais de 200 em todo o mundo, têm sido cruciais em atrair clientes à marca nos últimos anos.
Site: G1
Data: 13/02/2009
Hora: 14h02
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1000823-6174,00-MICROSOFT+VAI+ABRIR+LOJAS+PROPRIAS+PARA+ENFRENTAR+APPLE.html