São Paulo, 11 de março de 2008 - A Lenovo está se preparando para entrar no varejo brasileiro. A fabricante promete até o final de julho colocar nas grandes cadeias de lojas uma linha composta por desktop, notebooks e netbooks, desenhada especialmente para atender o consumidor final.
Fontes da empresa confirmam os planos, mas não revelam se o atendimento ao novo segmento será por meio de fabricação local. Há especulações no mercado de que a estreia da fabricante no varejo seria com produtos nacionalizados para que a marca possa ser beneficiada dos incentivos fiscais e oferecer preços mais competitivos.
Até agora a Lenovo vem atuando no Brasil somente com equipamentos voltados para o mercado corporativo que são comercializados somente por meio de revendas autorizadas e pelo site.
Atualmente, o consumidor final até pode comprar as máquinas da marca chinesa pela internet, já que a empresa faz semanalmente promoções relâmpagos.
Entretanto, os computadores da fabricante oferecidos no país são projetados para empresas, que precisam de máquinas com maior poder de processamento e também com mais recursos de segurança, como é o caso leitores biométricos incorporados aos notebooks que reconhecem seus usuários pela impressão digital ou pelas características faciais.
Com a decisão da empresa de entrar no varejo, a Lenovo promete máquinas com design diferente das corporativas e com aplicações que têm mais apelo para o consumidor final. Para comercializar esses produtos, a fabricante deverá fechar parceria com grandes cadeias de varejo a exemplo que fez a sua concorrente Dell.
Netbooks
Formada pela aquisição da antiga divisão de computadores pessoais da IBM, a fabricante chinesa Lenovo já explora o mercado de consumo em outros mercados e estudos realizados no Brasil comprovaram a necessidade de a empresa atuar também neste segmento.
Entre os produtos da linha Lenovo para o consumidor final estaria uma família de Netbooks para concorrer com marcas como Asus, Positivo e Acer. A empresa programou para o próximo dia 24 de março o lançamento no Brasil do seu primeiro ultraportátil, que é o IdeaPad S10e, com tela de 10 polegadas e que pesa cerca de 900 gramas.
O equipamento vem equipado com chip Atom da Intel e Windows XP e será oferecido em duas versões com disco de 80 GB e 160 GB. Apesar de ser direcionado para o mercado corporativo, o produto poderá ser adquirido pelo consumidor final pela internet.
Juntamente com o IdeaPad a Lenovo mostrará novos desktops e o recém-lançado notebook W700, que é considerado o primeiro do mercado que traz duas telas e que foi exibido em janeiro na CES em Las Vegas.
Outra novidade da empresa é a criação de um site brasileiro para orientar os usuários no consumo de energia de suas máquinas. Os lançamentos são para o mercado corporativo.
Site: WNews
Data: 11/03/2009
Hora:09h01
Seção: Computação
Autor:Edileuza Soares
Link:http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=12876