Servidores HP terão pleno suporte para Sun Solaris

17/03/2009

HP e Sun firmaram acordo para que a primeira dê suporte completo às máquinas em que os clientes querem instalar o sistema operacional Solaris

SÃO PAULO – Os tempos de concorrência acirrada ficaram ainda mais bicudos para os fabricantes de servidores. As margens de lucros são achatadas para não perder vendas. E nesse contexto, as estratégias de tecnologias proprietárias caem por terra.

É o que acontece com a HP e a Sun, que firmaram semana passada um acordo para que a primeira dê suporte completo às máquinas em que os clientes querem usar o sistema operacional Sun Solaris. Ou seja, a HP pode entregar ao cliente um servidor com o Solaris instalado na fábrica.

“É mais simples do que parece”, diz Fabiano Takahashi, gerente de negócios para a América Latina da unidade de servidores da HP. “Antes não tínhamos o suporte de Solaris para os nossos clientes e não revendíamos o sistema operacional. Agora temos ambos.” Na prática, a HP passa a ser fornecedor OEM do Sun Solaris.

A principal razão para o acordo entre as empresas foi a demanda do mercado. Uma empresa comprava servidores da HP por considerar as máquinas melhores ou com preço mais favorável, e ponto. Mas, ao mesmo tempo, as aplicações de negócios da empresa só rodavam no Solaris, por terem sido desenvolvidas originalmente dessa maneira. Para o CIO, é muito mais prático trocar de máquina do que migrar a aplicação de ambiente operacional – o risco de falhas ou de interrupção das operações da empresa não compensa a economia.

“Estamos respondendo a nossos clientes que pediram suporte ampliado ao HP ProLiant para lidar com os diferentes requisitos de aplicativos”, diz Mark Potter, vice-presidente da HP Corp., responsável pelas áreas de servidores BladeSystem e de Insight Software. Ou seja, a HP rendeu-se à evidência que muitos clientes preferiam manter o Solaris a migrar a outros sistemas operacionais.

“Agora o cliente pode conseguir tudo conosco”, diz Takahashi. Pelo contrato firmado globalmente, a HP está habilitada pela Sun a prestar suporte dos níveis de atendimento 1 (contato primário online ou por telefone) e 2 (problemas que demandam testes de laboratório). No caso de problemas mais complexos, que demandam a consulta diretamente ao departamento de engenharia do fabricante, ou nível 3, a HP contata diretamente a Sun para obter as respostas necessárias.

A HP já tinha suporte para servidores X386 rodando sistemas Windows, Red Hat e Novell SuSE. Os servidores que rodam o HP-UX são de uma categoria diferente, a linha Integrity, mais robustos e dedicados a operações de missão crítica. “É outro mercado”, diz Takahashi.

Nesse mercado, HP-UX continuará competindo com o Solaris, o sabor Unix da Sun. No acordo de suporte para os servidores ProLiant, a HP tem 12 técnicos especializados no sistema da Sun no Brasil. “Vamos investir [em treinamento] de acordo com a demanda”, diz Takahashi. Os valores do acordo entre as empresas não foram divulgados.

Site: INFO
Data: 13/03/2009
Hora: ------
Seção:Infraestrutura
Autor: Max Alberto Gonzales
Link: http://info.abril.com.br/corporate/infraestrutura/servidores-hp-terao-pleno-suporte-para-sun-solaris.shtml