HP foca em pequenas e médias para ganhar participação no mercado de storage

19/03/2009

São Paulo - Carlos Toledo, diretor de vendas de storage da corporação no Brasil, diz que empresa quer criar cultura do storage no segmento de SMB.

A HP está de olho nas pequenas e médias empresas para ampliar sua participação no mercado de armazenamento. Carlos Toledo, diretor de vendas de storage da corporação no Brasil, admite que a escolha se dá também pela menor competição que existe neste segmento, mas aponta outros fatores que motivaram a adoção da estratégia.

"Você cria a cultura no segmento de SMB [Small and Medium Business] que a empresa mantém quando cresce. O SMB tem que ser visto como um público maior que a crise", justifica.

A empresa manteve o valor de suas soluções de virtualização de armazenamento EVA6400/EVA8400  e também o parcelamento em seis vezes, apesar da crise financeira, com preço inicial de 31.000 reais. "O dólar subiu e eu não aumentei os preços, se cair, também não posso reduzir os valores", diz, Toledo, acrescentando que a redução de custos começa na instalação dos produtos, que é feita diretamente pelo cliente, sem ser preciso contratar mão-de-obra especializada.

Segundo o executivo, é difícil informar o número de clientes de storage que a HP tem no Brasil, porque as soluções da empresa são comercializadas diretamente e também por meio de parceiros - que somam 30 integradores em todo o País (focados em produtos para grandes corporações) e oito distribuidores com 2 mil revendas cada um (que vendem soluções para SMB).

"No ano passado, vendemos 1 EVA por dia. O Brasil é um mercado bem maduro em armazenamento e continua muito bom. Os investimentos em storage continuam. Nosso faturamento cresceu 35% entre novembro e fevereiro do ano passado", comemora o diretor.
A HP não divulga qual é o percentual que o segmento de storage representa no gaturamento total da companhia, mas Toledo afirma que a empresa detém aproximadamente 20% de market share do segmento em todo o mundo.

Site: Computerworld
Data: 17/03/2009
Hora: 18h35
Seção:Negócios
Autor:Fabiana Monte
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/999/12/31/hp-foca-em-pequenas-e-medias-para-ganhar-participacao-no-mercado-de-storage/