TomTom processa a Microsoft por violação de três patentes

23/03/2009

NOVA YORK (Reuters) - A fabricante holandesa de aparelhos de navegação por satélite TomTom abriu um processo judicial contra a Microsoft, acusando-a de violar três de suas patentes.

O processo, aberto na segunda-feira nos Estados Unidos, acontece semanas depois da Microsoft ter registrado queixa contra a TomTom por violar suas patentes relacionadas a inovações na tecnologia GPS de carros e outras funcionalidades de computação.
As duas companhias não conseguiram traçar um acordo de licenciamento de patentes depois de mais de um ano de negociações.

O processo da TomTom diz que o produto da Microsoft Streets and Trips viola três patentes.
"Eu posso confirmar que nós estamos processando", disse o porta-voz da companhia baseada em Amsterdã, que se recusou a fornecer mais detalhes.

A Microsoft não estava imediatamente disponível para comentar o assunto. A queixa da empresa norte-americana contra a TomTom foi registrada no tribunal e na Comissão de Comércio Internacional.

Analistas disseram que a disputa pode ameaçar a TomTom por algum tempo, ainda que alguns esperem que ambas as companhias eventualmente cheguem a um acordo.

"Embora pareça que a disputa judicial esteja esquentando, é provável que o resultado final tenha nenhum ou pouco impacto nos negócios da TomTom", explicou Martijn den Drijver, analista da SNS, em uma nota.

"Nossa opinião é que o resultado mais provável é que ambas as companhias, no final, concordarão em usar uma a patente da outra em troca da retirada dos processos".
(Por Tiffany Wu e Julien Ponthus)

Site: UOL Tecnologia
Data: 20/03/2009
Hora: 12h18
Seção: Últimas Notícias
Autor: Tiffany Wu e Julien Ponthus
Link: http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/reuters/2009/03/20/ult3949u5576.jhtm