Microsoft aponta as tecnologias para PMEs em 2009

27/03/2009

Virtualização, investimentos em da infraestrutura de TI, business intelligence, software como serviço e suporte remoto serão os principais responsáveis pelos aportes de TI neste segmento
A Microsoft divulgou os resultados de uma pesquisa que levantou quais são as prioridades tecnológicas para o mercado de pequenas e médias empresas em 2009

O estudo identificou que virtualização, investimentos em da infraestrutura de TI, business intelligence, software como serviço e suporte remoto serão os principais responsáveis pelos aportes de TI neste segmento. Foram ouvidos 600 parceiros da Microsoft de países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, França e Inglaterra.

Entre os principais fatores que estão impactando na decisão de investimentos em TI, está a queda nas receitas, a competitividade com grandes empresas e as dificuldades econômicas gerais. Com base nisso, as chamas PMEs estão concentrando os aportes em tecnologias que beneficiem diretamente a redução dos custos operacionais, a melhoria da produtividade e aquisição e retenção de clientes.

De acordo com o Access Markets International (AMI) Partners, as pequenas e médias empresas são responsáveis pór 90% dos trabalhadores do mundo e mais de metade do seu produto interno bruto. Apesar das condições econômicas desfavoráveis, o estudo da Microsoft prevê que 55% das pequenas e médias empresas devem manter ou aumentar os investimentos em TI anualmente

Segundo Ana Claudia Plihal, gerente de parceiros da Microsoft Brasil, as PMEs desempenham um papel crítico na economia mundial e, geralmente, são as primeiras a crescer em períodos de economia incerta.

No Brasil, o estudo aponta que soluções de infraestrutura, virtualização, segurança e back-up são as maiores tendências para 2009. Além disso, o Brasil está acima da média na busca por redução de custos - 38,1% dos entrevistados brasileiros afirmam que os clientes esperam melhores preços, diferentemente dos ingleses que buscam conveniência com a compra de soluções que unam hardware, software e serviços, em detrimento dos custos
Para onde vão os investimentos?

- Metade dos entrevistados identificaram a virtualização ou infraestrutura e TI como a tecnologia mais indicada para reduzir os custos operacionais.
- Entre os parceiros consultadas, 20% disseram que irão aumentar a utilização de software como serviço (Saas, na sigla em inglês)
- Mais de 50% consideram que soluções de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM), virtualização e infraestrutura e TI como os melhores investimentos para ampliar o crescimento das empresas atualmente.
- Quase 40% acreditam que haverá maior interesse em business intelligence e consideram a tecnologia uma ferramenta fundamental para melhorar a fidelidade do cliente.
- Mais da metade das empresas consultadas disseram que haverá um aumento no número de profissionais remotos.

Site: INFO
Data: 26/03/2009
Hora: ------
Seção: Tendências
Autor: Bruno Ferrari
Link: http://info.abril.com.br/professional/tendencias/microsoft-aponta-as-tecnologia.shtml