São Paulo – Setor registra recorde de investimento em 2008, mas taxa de crescimento cai mais da metade em relação ao ano anterior, afirma IAB.
A publicidade online movimentou 23,4 bilhões de dólares em 2008, aumento de 10,6% em relação a 2007, segundo dados divulgados pela Interactive Advertising Bureau (IAB) nesta segunda-feira (30/03).
Ainda de acordo com a IAB, o montante representa o quinto recorde anual de faturamento do setor nos Estados Unidos e coloca a internet na terceira posição entre as mídias norte-americanas de maior faturamento publicitário, atrás dos jornais (34,4 bilhões de dólares) e da TV (28,8 bilhões de dólares).
No quatro trimestre de 2008, o setor faturou 6,1 bilhão de dólares, aumento de 2,6% em relação aos últimos três meses de 2007 e recorde de faturamento em um período, segundo o órgão.
Mesmo com o aumento de dois dígitos na receita, o setor de publicidade online mostra uma desaceleração de mais da metade da taxa de crescimento, caindo dos 26% registrados entre 2006 e 2007 para os 10,6% registrados entre 2007 e 2008.
O ritmo menor de crescimento, admite a IAB, tem relação direta com a crise econômica financeira e foi compensada pelo aumento tanto da participação de anúncios em buscas como em vídeos.
Em 2008, os links patrocinados atrelados às buscas renderam 10,5 bilhões de dólares, ou 45% de todo o faturamento do setor - em 2007, a participação era de 42% do total.
Já a publicidade em vídeo dobrou dos 324 milhões de dólares de 2007 para 734 milhões de dólares no ano passado, o que lhe confere participação de 3% no setor.
Ainda entre os display, os banners mantiveram participação de 21%, com receita de 4,8 bilhões de dólares, seguidos por anúncios rich media, com 7% (1,6 bilhão de dólares), e canais patrocinados, que caíram para 387 milhões de dólares, ou 2% do setor.
A publicidade online, segundo a IAB, também manteve em 2008 sua concentração nas mãos dos maiores sites e portais: nada menos que 72% da receita publicitária no ano passado ficou concentrada na mão dos 10 maiores companhias que atuam no setor.
O Brasil conta com duas pesquisas que medem a receita publicitária gasta com internet.
Enquanto o Ibope Nielsen Online se apoia no preço de tabela de portais e sites para estimar que o país movimentou 1,6 bilhão de reais em 2008, o projeto Inter-meios usa dados de negociações publicitárias das empresas para projetar gastos de 759,3 milhões de reais.
Site: IDG Now!
Data: 30/03/2009
Hora: 14h51
Seção: Internet
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/03/30/publicidade-online-movimenta-us-23-4-bilhoes-nos-eua-em-2008-diz-iab/