Depois do desafio de adaptação à nova leva de jovens funcionários, atualmente os líderes de TI têm a missão de fazer o caminho inverso do percorrido poucos anos atrás, diminuindo regalias e reforçando políticas de segurança
Se a crise econômica mundial representa um fantasma para profissionais experientes, a situação não difere muito para quem atua há pouco tempo no mercado de trabalho. Isso porque, muitos CIOs têm questionado o papel dos funcionários da Geração Y – jovens que nasceram entre 1977 e 2002.
Tidos como inovadores e adaptados a mudanças e novas tecnologias, há alguns anos, esses jovens fizeram verdadeiras revoluções nas organização. Na área de TI, especificamente, a Geração Y forçou os CIOs a abrandar as políticas de segurança da informação, no que diz respeito à utilização de comunicadores instantâneos no ambiente de trabalho, assim como ao acesso a redes sociais e sites não-corporativos.
Com o aumento das demissões realizadas por organizações de todo o mundo, no entanto, muitos desses jovens profissionais devem ter dificuldade de encontrar um espaço no mercado. “Hoje os jovens da Geração Y, que contratamos há dois anos, teriam mais dificuldades em entrar na companhia, já que concorreriam com profissionais mais experientes”, diz Kirk Halle, CIO da prestadora de serviços financeiros Fortegra Financial.
O executivo ainda destaca que atualmente as companhias têm de cortar ao máximo suas despesas e diminuir os riscos. Por conta disso, estão reforçando políticas de segurança e limitando acessos a determinados conteúdos por meio das redes corporativas.
“Se quiserem continuar competindo com outros profissionais em pé de igualdade, os jovens da Geração Y terão de amadurecer e encarar os efeitos da crise em suas rotinas”, conclui Halle.
Site: CIO
Data: 07/04/2009
Hora: 11h34
Seção: Gestão
Autor: Cara Garretson
Link: http://cio.uol.com.br/gestao/2009/04/06/crise-afeta-a-gestao-dos-profissionais-da-geracao-y/