O SEPRORJ Notícias Rádio, do Programa Informe Ativo (AM 1440), realizado dia 15 de abril, contou com a participação de Edson Mackeenzy, responsável pelo Marketing e pelo Comercial do Videolog; Horácio Soares, consultor e pesquisador da Acesso Digital; e Gil Giardelli, diretor geral da Permission. Eles discutiram e explicaram aos ouvintes como se define a Geração G (de generosidade) e qual é a tendência desse comportamento dentro do mercado.
Gil Giardelli disse, por telefone, que essa geração é caracterizada por ser colaborativa. Diferente das outras gerações classificadas por estudos humanos, a ‘G’ não agrupa membros da mesma idade, e sim pessoas que, independente da época de nascimento, compartilham de seus conhecimentos. A troca de informações e idéias na “babilônia digital”, como disse Gil, é livre e marca a Geração G:
“Essa geração é indignada e sabe usar a tecnologia a seu favor. As empresas precisam estar abertas a trabalhar com ‘inteligência coletiva’ para ser parte disso. Isso é uma tendência”, explicou Giardelli.
O compartilhamento livre possibilita o desenvolvimento de novos conceitos e soluções nas mais diversas áreas. Mackeenzy disse que o próprio Videolog surgiu dessa forma: “ele foi criado a partir da necessidade da produtora de vídeo de disponibilizar os vídeos, e resolvemos oferecer isso a todos”, explicou. Foi uma empresa que desde seu nascimento que, assim como outras, já têm esse diferencial caracterizado e geram impacto no mercado como um todo.
Para Horácio Soares, da Acesso Digital, a Geração G está fazendo as grandes e conservadoras empresas mudarem. Gradativamente, elas começam a ter uma postura mais horizontal para se adaptarem. Para ele, essa “adaptação é fundamental para as empresas se manterem no mercado de forma competitiva”.