Sistema de TV Digital peruano favorece exportações brasileiras

28/04/2009

A escolha do Sistema Nipo Brasileiro ISDB-T (International System for Digital Broadcasting) - anunciada no último dia 23 pelo Governo do Peru - é fruto de um trabalho que envolveu o Governo Brasileiro, o meio acadêmico, por intermédio do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, e a parceria entre a Apex-Brasil e o Sindvel - Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica.

O governo brasileiro e a indústria fizeram um forte trabalho de articulação para conseguir que o governo peruano seguisse o modelo em implantação no país. A decisão se deu após análises dos modelos do Brasil, europeu e norte-americano.

E teve participação fundamental da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel), que coordenaram as ações técnicas e logísticas para testes, palestras e visitas dos peruanos ao Brasil.

O governo peruano estipulou o prazo de até dois anos para que o sistema digital substitua o analógico.  Os técnicos brasileiros fizeram testes e demonstrações em campo em três cidades peruanas, além das apresentações em auditórios a platéias especializadas e público em geral.
Houve também um show room na Embaixada Brasileira em Lima para visitantes e formadores de opinião. "Todo esse trabalho ajudou a demonstrar a superioridade técnica do sistema brasileiro", diz Márcio Almeida, gestor do projeto entre a Apex-Brasil.

Segundo Carlos Henrique Ferreira, gerente do projeto Apex-Brasil  pelo Sindvel, a decisão abre as portas para que diversos produtos brasileiros sejam negociados com os peruanos.
"Estamos criando mais mercado para nossos produtos na área de radiodifusão (transmissores) e eletrônica de consumo (conversores /Set Top Boxes - equipamentos que permitem a navegação na internet por meio de um aparelho de TV), além de produtos de valor agregado, serviços como treinamento e capacitação em TV digital", explica.

Ferreira estima que três  emissoras do Peru já estão em negociação de transmissores e Set-Top-Boxes para operação inicial em Lima, com valor aproximado de US$ 1 milhão.

*Com Assessoria de Imprensa da Apex.

Site: Convergência Digital
Data: 27/04/2009
Hora: ------
Seção: Negócios
Autor: Luiz Queiroz
Link:http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=18596&sid=5