PMEs investem na boa impressão

29/04/2009

Empresas de pequeno porte aprimoram a comunicação com o mercado, criando material de marketing diferenciado

Os números do segmento comprovam a força das pequenas empresas. Dados do Sebrae revelam que o Brasil possui, aproximadamente, 5 milhões de micros e pequenas companhias, que respondem por 67% das ocupações e 20% do Produto Interno Bruto (PIB).

Crescer e garantir a sobrevivência são os grandes desafios desse nicho. Levantamento do Sebrae indica que 27% das companhias de pequeno porte encerram as operações no primeiro ano de atividade. Entre as seis principais causas do fechamento está a gestão deficiente do negócio. Para ampliar as chances de sucesso, elas precisam reduzir custos, sem perder de vista a inovação.

Profissionalizar a gestão, controlar melhor os processos, aprimorar produtos e criar estratégias para aperfeiçoar o relacionamento com o cliente demandam o uso de tecnologia para o seu sucesso. Muitas já começaram a trilhar esse caminho. Segundo pesquisa do Observatório de Micros e Pequenas Empresas do Sebrae São Paulo, 75% das MPEs brasileiras possuem computador e 71% delas utilizam impressoras.

Com a evolução do mundo digital, essas soluções tornam-se cada vez mais importantes para as diversas tarefas, do arquivamento de informações ao relacionamento com os clientes. Se antes o uso das impressoras era focado em tarefas mais burocráticas e contábeis, hoje essas máquinas são uma ferramenta útil para melhorar a comunicação da empresa com o mercado, por meio da criação de materiais de marketing de qualidade e ainda prover aos funcionários as ferramentas que precisam para tornar o trabalho mais dinâmico.

Mas é necessário ficar atento aos custos. Na medida em que cresce a demanda por materiais de marketing mais sofisticados e com qualidade superior, aumenta a preocupação com o controle de gastos.

Mercado preparado
Equilibrar essa equação exige maior conhecimento das ofertas disponíveis no mercado. Atualmente existem soluções específicas para as necessidades desse perfil de empresa. "Os fabricantes têm apresentado produtos jato de tinta que oferecem maior velocidade de impressão, conectividade em rede e melhor aproveitamento do cartucho, além de custos acessíveis", destaca Luciano Crippa, analista sênior de mercado da IDC Brasil.

O especialista comenta que antes as impressoras jato de tinta eram mais voltadas ao mercado doméstico, mas a inclusão de funções diferenciadas está criando o conceito de jato de tinta destinado ao uso corporativo. A HP tem apostado forte nessa tendência e sua linha Officejet reúne características capazes de atender as principais necessidades das pequenas empresas.

Em busca de novos recursos, muitas companhias investem na substituição do parque de máquinas, movimento que ganhou força nos últimos dois anos. "O incentivo das fabricantes, que oferecem descontos na troca da impressora, e a demanda por profissionalização e produtividade, com mais rapidez na impressão e a criação de materiais coloridos e com melhor resolução, também levam à modernização do parque", observa Crippa.

O crescimento do mercado reflete esse movimento. De acordo com a IDC, foram vendidas 4,3 milhões de impressoras em 2008, avanço de 7% em relação a 2007. Nos últimos anos, as multifuncionais também ganham espaço. A possibilidade de reunir em uma máquina as funções de impressora, scanner, copiadora e fax, com preço similar ao de uma impressora, atrai o mercado. "Infelizmente, as pequenas empresas ainda não usufruem de todo potencial desses produtos. A propaganda deveria ser mais clara para incentivar o uso dos diversos recursos das multifuncionais no ambiente de trabalho", observa Jorge Luiz da Rocha Pereira, consultor especialista em TI do Sebrae São Paulo.

Com tudo isso, as empresas de pequeno porte passam a ter à disposição soluções que a permitem evoluir e crescer de forma sustentável, subindo degraus que as tornem cada vez maiores e mais eficientes.

Site: PC World
Data: 27/04/2009
Hora: ------
Seção:------
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2009/04/27/ge-cria-material-que-armazena-500-gb-em-disco-do-tamanho-de-um-dvd/