Inserção profissional de graduados foi o tema do último SEPRORJ Notícias Rádio
O programa Informe Ativo – SEPRORJ Notícias Rádio que foi ao ar dia 6 de maio falou sobre a inserção de estudantes de graduação no mercado de trabalho. Com a participação da IT Quality, representada pela diretora de Educação Dulce Consuelo e por Alexandre Cunha, funcionário do departamento de Marketing/Comercial que é aluno do 7° período de Publicidade e Propaganda da Facha. Também estava presente no estúdio Marcelo Mazzi, gerente de Extensão e Responsabilidade Social da Uniabeu e consultor na área de educação.
Grande parte do debate girou em torno da postura profissional que os jovens universitários precisam ter para se destacar e conquistar espaço no mercado de TI. Para Dulce Consuelo, os alunos precisam buscar suas oportunidades, sem depender ou responsabilizar terceiros pelas chances que possam ou não surgir. Ela garante que fazer a diferença é o principal diferencial positivo observado pela IT Quality em processos seletivos:
“Essa geração é acomodada, não quer buscar por si só. O que vemos em nossos selecionados é a capacidade de se mostrar, de fazer a diferença, de buscar, e isso independe da escola”, concluiu Dulce.
Já para Marcelo Mazzi, as instituições de ensino que trabalham próximas ao mercado - ouvindo demandas e atualizando os cursos - possibilitam uma melhor qualificação. Entretanto, ele acredita que o investimento intelectual necessário para o desenvolvimento de um bom profissional é, de certa forma, restrito as classes mais altas da sociedade:
“Investimento intelectual não é uma coisa tão simples, principalmente para classes mais baixas, que acabam indo parar em subempregos”, explicou Mazzi.
Entretanto, para a diretora de Educação Dulce Consuelo, o primeiro passo para o sucesso profissional é pensar de que forma o aluno pode trabalhar para se desenvolver individualmente. Ter profissionais qualificados nos locais marginalizados para tocar esses jovens e promover uma transformação interna seria uma das formas de “desencadear um processo para gerar mudanças dentro desses indivíduos”.
Alexandre Cunha, estudante de Publicidade e Propaganda da Facha e funcionário do departamento de Marketing/Comercial da IT Quality, deu dicas de como se destacar no mercado tão competitivo. Para ele, escolher a profissão que mais agrade ao jovem, buscar desde o início da faculdade estágios para adquirir experiência e realizar cursos de idiomas ou voltados para área de atuação são pontos fundamentais:
“O conhecimento tem que ser colocado em prática logo, para não se perder. Guardar trabalhos, montar portfólios e relacionar-se bem com professores, amigos também são coisas importantes na hora de procurar por oportunidades”, explicou Alexandre.
<
Mariana Mendes
Assessora de Comunicação | SEPRORJ