Fundamentos para garantir a inovação nas empresas

12/05/2009

Executivo destaca a necessidade de profisionais direcionarem os projetos de acordo com as metas de negócio.

Quando o assunto é inovação, a falta de alinhamento entre as áreas do negócio, de autoridade do gestor de TI para monetizar algumas idéias e de atualização dos profissionais envolvidos prejudicam os resultados dos projetos e geram frustração por parte do board.

O conceito de estímulo à inovação surgiu a partir da necessidade das organizações de reduzir custos e aumentar as receitas operacionais. Alternativa para a criação de produtos ou processos sem a necessidade da alocação de um orçamento específico às políticas de estímulo ao desenvolvimento de novidades, o estímulo a esse modelo - no qual qualquer profissional da empresa pode sugerir ideias inovadoras - tem aumentando drasticamente nas corporações.

De acordo com estudo realizado pela Innovation Machine Corporation, empresa que desenvolve processos e métodos de estímulo à inovação corporativa, apenas 43% dos líderes de TI de companhias que têm alguma iniciativa inovadora oficial acreditam que o padrão aberto de impulso à inovação é capaz de trazer resultados e oportunidades significantes às empresas.
No mesmo contexto, 24% deles julgam que, mesmo que as conseqüências da iniciativa apareçam, não serão adequadas às necessidades do negócio.

Para evitar as decepções relacionadas ao padrão aberto de inovação, quando estiverem no comando desses projetos, CIOs devem prestar atenção e priorizar os seguintes quesitos:

• Alinhamento: o gestor de TI deve orientar colaboradores envolvidos no processo de inovação para garantir que suas metas estejam de acordo com as necessidades do negócio ou demandas do mercado na qual a companhia está inserida. É preciso focar as energias nos programas que agradarão consumidores, parceiros, melhorarão o fluxo de trabalho interno ou outra atividade que traga resultados práticos. Para tanto, os líderes devem elaborar políticas eficazes de comunicação com suas equipes;

• Autoridade: o CIO deve ter o poder e a credibilidade suficientes para influenciar o board no sentido de investir nas iniciativas propostas pelos colaboradores e que têm potencial para beneficiar a operação. Além disso, os diretores de TI devem assegurar que a empresa tenha a infraestrutura necessária para pesquisar e desenvolver mecanismos para monetizar as idéias;

• Atualização: segundo pesquisa do Boston Consulting Group, um dos maiores desafios enfrentados durante um processo de estímulo à inovação é o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores da companhia. Sem funcionários extremamente capacitados, a chance de alcançar os objetivos de criar processos e/ou produtos que tragam resultado positivo ao negócio é quase nula.

* James Todhunter é CTO da Innovation Machine Corporation

Site:Computerworld
Data: 11/05/2009
Hora: 09h14
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2009/05/11/fundamentos-para-garantir-a-inovacao-nas-empresas/